As intervenções no âmbito do Desenvolvimento de Carreira, promovidas pelo Serviço de Psicologia junto d@s alun@s finalistas, contaram com procedimentos “reinventados”, desde março, com o início do E@D. A restruturação deste serviço foi articulada a nível da rede de psicólogos concelhia, o que possibilitou a realização de atividades específicas como: A Mostra Virtual da Oferta Formativa Concelhia; Atividades Auto-Administradas; Lista de Perguntas Frequentes; Site da Escola; Entrevistas a Profissionais, entre outras. Até ao início da situação de E@D, foi possível a realização das atividades propostas pelo programa de intervenção vocacional concelhio “Eu Pertenço ao Meu Futuro”, o qual tem validação científica da Universidade do Minho. Foram realizadas sessões de apresentação em grupo para encarregados de educação e diretores de turma, sessões de entrevistas parentais individuais e obviamente sessões de intervenção presenciais com alunos em pequeno grupo. Com as dinâmicas desenvolvidas, pretendeu-se, em colaboração com os pais, mães e outros elementos significativos, apoiar @s alun@s na definição dos seus projetos de vida. A investigação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, tem demonstrado que o apoio parental tem sido identificado como uma variável determinante de um processo de tomada de decisão, desde a fase de planeamento à fase de execução da decisão. De salientar, que nesta fase específica de isolamento social o apoio da família é considerado ainda de maior importância.