AE D. SANCHO I em encontro online do Projeto Erasmus+ Seeds for Tomorrow
01 / abr / 2021
O projeto “Seeds for Tomorrow” teve o seu primeiro encontro, por videoconferência, entre os dia 23 e 25 de Março. Além dos representantes do AE D. Sancho I, participaram também neste encontro alunos e professores de duas escolas Francesas, o LYCÉE POLYVALENT GABRIEL TOUCHARD-GEORGE WASHINGTON (escola coordenadora) e o Collège Jean COCTEAU de COULAINES, de uma escola Espanhola, o INSTITUTO DE ENSEÑANZA SECUNDARIA "LAS SALINAS", de uma escola Finlandesa, SAIMAAN AMMATTIOPISTO SAMPO e de uma escola Búlgara, ANGLIISKA EZIKOVA GIMNAZIYA. O projeto tem como objetivos principais aumentar a consciencialização sobre os desafios ambientais e sociais, adaptar os nossos ambientes de vida e de trabalho, através da troca de ideias entre jovens e adultos de vários países europeus, fortalecer os conhecimentos do idioma Inglês, língua de comunicação do projeto, através de oficinas realizadas com equipas internacionais e ainda proporcionar uma abertura para o mundo, para o outro, criar, desenvolver e manter ligações com outros jovens europeus, de outras idades, que enfrentam questões semelhantes, mas que podem ser configuradas de forma diferente. Antes do encontro, as escolas foram organizadas em pares e cada par enviou, pelo correio, uma caixa-surpresa para a outra escola, com produtos representativos do seu país, mas com manufatura artesanal ou com recurso a materiais naturais ou reciclados. Os alunos também contribuíram para a caixa com as suas próprias criações. Durante o primeiro dia do encontro, as escolas abriram as suas caixas-surpresa e partilharam os produtos recebidos com todos, comentando cada item retirado da caixa. Durante todo o encontro, falou-se ainda sobre os materiais de construção e o design presente em cada escola, partilharam-se os espaços preferidos dos alunos e sugeriram-se alterações aos espaços comuns, de molde a torná-los mais acolhedores. No último dia, foi protagonista o tema da moda e da economia circular. Em salas separadas, grupos mistos de alunos dos vários países discutiram o tema e partilharam preocupações e escolhas pessoais.