As turmas do 9ºano, orientados pela professora de Educação Visual, Marisa Croccia, participaram no desafio da Faber-Castell “Onde está o Ecolápis?” no âmbito do projeto Eco-Escolas. Esta atividade surgiu com o intuito de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, bem como promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos, desenvolvendo a criatividade através da aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura. Quando foi proposta a atividade às cinco turmas de 9.ºano, os alunos demonstraram muito interesse e empenho para a realização da mesma, uma vez que a maior parte dos alunos não só não conhecia o EcoLápis mas também o seu ciclo de vida. Num primeiro momento, os alunos realizaram uma pesquisa supervisionada pela docente de Educação Visual. Posteriormente, elaboraram trabalhos originais de ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), onde deveria estar representada a personagem EcoLápis. No final, a qualidade dos trabalhos apresentados foi bastante positiva. No entanto, o maior constrangimento foi o de ter de selecionar apenas três entre dezenas de trabalhos igualmente bons.