AE de PEDOME promoveu encontro formativo de diálogo e debate
29 / jan / 2020
Realizou-se no passado dia 15 de janeiro, um encontro formativo de diálogo e debate sobre “A importância dos portefólios na avaliação das crianças em idade pré-escolar”. A responsável desta formação em contexto, coordenadora deste departamento, Adosinda Cabrita, apresentou o resultado de inquéritos feitos às educadoras sobre as fases de preparação e realização deste instrumento de avaliação formativa e ainda, alguns dados de investigação que sustentam a ideia de que esta estratégia de avaliação responde às características específicas da avaliação em educação de infância: formativa, construtiva e contínua. No seguimento deste tempo de reflexão e aprendizagem conjunta, as educadoras puderam perceber que através do portfólio é possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança e assim planear e agir em conformidade. Indo de encontro ao que recomendam as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, no desenrolar da formação, mais uma vez, percebemos que a construção dos portefólios envolve a participação ativa da criança na apreciação e reflexão sobre o seu trabalho o que constitui uma oportunidade para participar ativamente no seu processo de aprendizagem e de avaliação e, ainda, promove competências de autoavaliação e concordando com Parente (2014), partilhar os portefólios também com as famílias favorece a comunicação entre a família e a escola. Deste modo, o portefólio revela-se, assim, como uma estratégia propiciadora de oportunidades de colaboração dos pais, de desenvolvimento de um maior conhecimento da criança e da família pelo educador e um maior conhecimento, por parte da família, do trabalho levado a cabo no contexto do jardim-de-infância.