Cinco alunos e dois professores, do Agrupamento de Escolas de Pedome estiveram ao longo de uma semana na escola de Vrgorac, na Croácia, no âmbito do programa Erasmus+, com o objetivo de conhecer a maneira como os alunos croatas aprendiam, como os professores ensinavam, e quais as aplicações que estes utilizavam para uma melhor aprendizagem. Esta viagem começou com a ida a Malta, onde exploraram La Valetta, a capital. De seguida apanharam um voo para Zagreb, a capital da Croácia e posteriormente Dubrovnik, onde passaram todo o domingo. No primeiro dia de mobilidade, os alunos juntamente com os professores da escola de Pedome apanharam um autocarro de Dubrovnik para Vrgorac. Esta manhã terminou com uma visita à escola de Vrgorac e posteriormente uma aula de educação física muito divertida. Durante a tarde deste mesmo dia, conheceram um pouco mais de Vrgorac e subiram até um castelo onde era permitido observar toda a cidade. No segundo dia de mobilidade, os alunos participaram numa aula de química seguida de uma aula de física, onde estes para praticar a matéria aprendida, fizeram um quizz. Posteriormente passaram o intervalo com os alunos croatas, o que lhes permitiu conhecer alguns dos seus hábitos. A seguir ao almoço, acompanhados pelo diretor da escola e por algumas professoras, os alunos e os professores foram visitar a Ethno Village, uma zona com uma construção muito tradicional. No terceiro dia da mobilidade, fizeram uma visita cultural à Bósnia Herzegovina. Esta visita começou pela ida à cidade de Monstar e posteriormente à cidade de Seravejo, a capital. Esta visita permitiu-lhes observar diferentes culturas e saber mais sobre a história da Bósnia, foi uma visita muito enriquecedora e agradável. O quarto dia da mobilidade começou pela participação dos alunos numa aula de matemática, onde estes utilizaram o “wizer” para praticar, juntamente com os alunos croatas, a matéria ensinada. Depois participaram numa aula de robótica onde aprenderam a programar um robô através da aplicação “Mind +”, que foi seguida de uma aula de croata sobre o “Mali Prince” (“O Principezinho”) onde os alunos realizar um Kahoot sobre a obra. No início da tarde, os alunos participaram numa sessão do clube de cozinha onde experimentaram um doce tradicional croata chamado “fritule” e ajudaram a fazer pastéis de nata, que ficaram muito bons. No quinto dia da mobilidade foi feita uma pequena visita à escola, os professores tiveram uma pequena reunião para preparar futuras parcerias e, em seguida, todos receberam os certificados e despediram-se da escola que, tão bem, os acolheu. Após a ida à escola, apanharam um autocarro em direção a Split, onde visitaram a cidade, inclusive as muralhas e onde passaram a noite. Durante a manhã de sábado, apesar haver chuva, visitaram um pouco mais a cidade de Split. No início da tarde voltaram ao aeroporto onde apanharam um voo para Amsterdão e lá passaram a noite. Esta viagem foi uma experiência muito enriquecedora em que os alunos aprenderam muito e, sem dúvida, cresceram.