Foi inaugurada na Escola Básica nº 1 de Ribeirão uma nova Sala de Intervenção Sensorial, cerimónia que teve a presença do vereador da Educação e Ciência Augusto Lima, presidentes das Juntas de Freguesia, direção deste agrupamento de escolas,as coordenadoras de estabelecimento, representantes das Associações de Pais. Na receção os alunos do 4º ano cantaram canções acompanhadas à viola pelo professor Filipe Rodrigues e descerrada placa alusiva ao momento. A sala representa uma novidade a nível de ensino público e é uma mais valia para os alunos.Para a generalidade das crianças o processo de integração sensorial acontece de forma natural durante as suas atividades diárias, nomeadamente enquanto brincam e exploram. Num mundo cada vez mais tecnológico, associado à falta de experiências derivadas to atual contexto pandémico, torna-se emergente dar oportunidade às crianças para desenvolverem os seus sistemas sensoriais. Este projeto surgiu da necessidade de uma articulação eficaz entre a intervenção terapêutica que normalmente é realizada em contexto clinico e a sua aplicabilidade emergente em contexto escolar. Desta forma, os alunos das várias escolas do agrupamento poderão usufruir desta resposta terapêutica especializada de forma gratuita e articulada em contexto escolar. A direção deste agrupamento de escolas está um passo à frente na prevenção e melhoria da capacidade de aprendizagem dos seus alunos.Segundo Jean Ayres a integração sensorial é um processo neurológico, no qual o cérebro interpreta e organiza a informação proveniente dos diferentes sistemas sensoriais (audição, visão, paladar, olfato, tato), vestibular (movimento), propriocetivo (consciência corporal) dando-lhe significado para assim produzir uma resposta adequada à situação. Desta forma, é possível melhorar a capacidade de aprendizagem, de leitura, de cálculo, e contribuir para a regulação do comportamento e das emoções.