Entre os dias 26 de setembro e 1 de outubro, um grupo de oito alunos do 12º ano, de diferentes turmas, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, acompanhado pelas professoras Carla Machado e Elisa Costa, participou no projeto “+ Participatory democracy, + Active Citizenship”, na mobilidade a Estrasburgo. Para além desta cidade, onde ficaram hospedados e concretizaram as atividades, puderam ainda conhecer as cidades francesas Colmar e Riquewihr. Em Estrasburgo, e já acompanhados pelos outros participantes do projeto, isto é, o grupo de jovens lituanos e espanhóis, os oito alunos da escola Camilo Castelo Branco tiveram a oportunidade de vivenciar experiências únicas e muito enriquecedoras do ponto de vista cultural e fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura democrática e de uma cidadania ativa. Assim, houve momentos de visitas a espaços históricos, tempo de lazer e momentos de trabalho em grupo. Os jovens visitaram o Parlamento Europeu, podendo conhecer um pouco melhor o trabalho aí desenvolvido pelos Eurodeputados; visitaram ainda o Museu “Alsace-Lorraine Memorial” e o campo de concentração “Natzweiler-Struthof”, onde puderam vivenciar, com algum impacto emocional, as consequências da invasão nazi. Destas visitas resultaram diferentes trabalhos didáticos e de partilha de conhecimentos, desenvolvidos pelos grupos internacionais constituídos por membros portugueses, lituanos e espanhóis. Do tempo de lazer, destaca-se a experiência fantástica que foi o passeio de barco pela cidade de Estrasburgo, a visita à Catedral Notre Dame de Estrasburgo e ainda a oportunidade de visitar a cidade de Offenburg, na Alemanha, dada a sua proximidade geográfica. Sem dúvida, esta experiência superou as expectativas destes jovens, que se foram preparando para esta mobilidade ao longo dos últimos dois anos, compensando todo o tempo e esforço dedicados. Fica a certeza de que vale a pena participar em projetos da escola, como este, que promovem o desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos e comprovam que a grande riqueza da aprendizagem ultrapassa a sala de aula e depende sempre da entrega única dos professores e alunos. Impõe-se, portanto, uma palavra de gratidão aos professores que, para além do seu tempo letivo, ainda têm a capacidade de proporcionar aos alunos experiências únicas, como esta.