A turma A do 5º Ano da Escola D. Maria II escolheu para projeto na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento a plantação de uma horta inteiramente biológica durante o presente ano letivo. A pandemia quase trocava as voltas aos alunos do 5º A pois, quando a ideia de plantar uma horta na escola, obedecendo aos fundamentos da agricultura biológica, estava consolidada, fomos todos para casa em confinamento e para aulas online. Porém, o regresso às aulas presenciais foi acompanhado de um interesse renovado e de um grande entusiasmo dos alunos em plantar a sua horta, estar ao ar livre em contacto com a terra, embora obedecendo a todas as regras de segurança que a situação pandémica nos exige. Os encarregados de educação do 5º A colaboraram ativamente nos preparativos e enviaram plantas hortícolas, aromáticas e flores para que a horta se concretizasse. O objetivo do projeto era plantar, cuidar, ver crescer e colher, quase uma corrida contra o tempo que só foi possível porque anteriormente a comunidade educativa já se tinha mobilizado e, através da equipa Eco-escolas, tinha preparado os terrenos para que fosse possível, em curto espaço de tempo, as turmas colocarem as mãos na terra. O projecto da horta pedagógica do 5º A originou um DAC que envolveu as disciplinas de Português, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento onde se trabalharam as aprendizagens essenciais das áreas envolvidas, por exemplo, selecionar informação, formular opiniões criticas, identificar espécies de flora e escrever textos informativos, de acordo com as competências preconizadas no perfil do aluno no final da escolaridade obrigatória. O objetivo principal das hortas pedagógicas, dinamizado pela equipa Eco-escolas, visa sensibilizar e consciencializar a comunidade escolar sobre a necessidade de preservar o planeta, construindo projetos sustentáveis.