Os alunos do 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária D. Sancho I, pertencentes às turmas 1101 e 1103, acompanhados por quatro professoras, deslocaram-se à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de modo a participarem na “Semana: Profissão Engenheiro”. Esta atividade teve início no auditório das instalações da FEUP com uma sessão de boas-vindas, onde um dos nossos alunos teve a possibilidade de discursar, representando a escola e perspetivando as suas expectativas para o ensino superior. Esta iniciativa contava com mais de 80 atividades, distribuídas por 25 percursos. Cada aluno teve a possibilidade de se inscrever individualmente no percurso que lhe suscitava mais interesse. Assim os jovens tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, a oferta formativa da faculdade e esclarecer todas as dúvidas relacionadas com as áreas de estudo, estando os percursos desenhados para que pudessem conhecer o papel do engenheiro na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e na construção de um mundo cada vez melhor. Entre as diversas áreas da engenharia, os participantes puderam explorar os desafios da aeronáutica e conhecer o que vai da crusta terrestre para o carro elétrico, passando pela levitação magnética, pela realidade virtual e ainda pela realidade fabricada em 3D. Conseguiram contactar também com diversas formas de trabalhar um ambiente mais sustentável e ainda compreender quais os cuidados a ter na área da segurança informática. Esta atividade foi proposta às turmas pela professora de Matemática A, Cristina Rodrigues, que teve como objetivos: dar a conhecer a oferta formativa da faculdade; incentivar e ajudar os estudantes na tomada de decisões que a passagem para o ensino superior exige; desenvolver valores de cidadania como a autonomia, responsabilidade e respeito, reforçando a atuação da Escola como verdadeiro espaço cultural, informativo e educativo; possibilitar oportunidades em contexto real; fomentar a melhoria do clima de convivência e de relacionamento interpessoal; otimizar o processo de ensino/aprendizagem e mitigar a desinformação relativa à vida académica. Em suma, os alunos demonstraram-se motivados pelas atividades desenvolvidas, refletindo sobre o novo conhecimento adquirido. Esta iniciativa ajudou os alunos a tomar decisões mais conscientes para a próxima fase na sua vida académica. Além disso as professoras exprimiram o seu agrado pela postura e interesse das turmas nesta experiência.