No âmbito do estudo do texto poético, a professora de português desafiou os alunos da turma 7º3 a escreverem os seus autorretratos, a partir da leitura do poema “Autorretrato” de Alexandre O´Neill, poema constante nas Metas Curriculares de 7º ano. A atividade visou a promoção da leitura e da escrita criativa, uma vez que partiu da leitura de um poema de um poeta de referência e permitiu aos alunos usarem da sua criatividade para criarem um texto lírico. Além disso, os alunos refletiram sobre o seu próprio “eu”, uns de uma forma mais séria, outros de uma forma mais original e surpreendente. E o resultado foi fantástico! Esta atividade de oficina de escrita criativa foi aliada a uma estratégia lúdica. Os autorretratos foram distribuídos, aleatoriamente e sem identificação do autor, pelos alunos para serem lidos em voz alta na aula síncrona. O objetivo era descobrir quem era o autor de cada autorretrato. Foi uma atividade do agrado dos alunos, tendo a maioria revelado empenho, motivação e muita criatividade!