No último dia de aulas, a poucas horas da partida para a suspensão letiva, decorrente da evolução da pandemia, a turma 3 do 9.º ano do AEG, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, participou numa ação de sensibilização sobre Mindfulness, dinamizada pela técnica do Pelouro da Juventude, Joana Veloso, através de videoconferência. Também conhecido por “Atenção Plena”, o Mindfulness, conceito que deriva da antiga meditação budista, assenta no princípio de uma concentração profunda na respiração, cujo método nos ajuda a focar no momento presente. Após uma reflexão em torno deste conceito, os alunos foram desafiados a participar num exercício de Mindfulness, que consistiu numa “viagem” guiada, onde: - fecharam os olhos; - expiraram e inspiraram profundamente; - se focaram num espaço/lugar de prazer, prestando atenção aos detalhes; - e, lentamente, abriram os olhos. Os alunos foram sensibilizados a praticar diariamente este e outros exercícios, que ajudam a potenciar o pensamento positivo, reduzir o stress e ansiedade, reforçar a memória, entre outros benefícios. Num período de pausa forçada, no âmbito desta pandemia que nos confina há demasiado tempo, esperemos que esta breve ação contribua para enfrentar este novo confinamento.