AEG recolhe dados para desenvolvimento digital do Agrupamento
06 / mai / 2021
No âmbito da implementação do Plano de Transição Digital para a Educação, depois do Chek In às competências digitais dos docentes, para diagnóstico da formação a implementar e em simultâneo com a disponibilização de equipamentos do programa “Escola Digital” a alunos (para já aos que têm Ação Social Escolar) e a docentes (para já aos do quadro), foi criada uma equipa de coordenação para criação e implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Esta Equipa está a frequentar uma ação de formação, no âmbito da qual já recebeu orientações para implementação de um instrumento (SELFIE) de levantamento de opiniões sobre sete domínios, no âmbito da proficiência digital da escola. O objetivo é procurar perceber o que, a nível da proficiência digital da escola, está a funcionar bem, onde é necessário melhorar e quais são as prioridades que devem ser estabelecidas Este instrumento (SELFIE) já foi aplicado no Agrupamento a dirigentes e todos os professores do 1º ao 9º ano e a todos os alunos do 4º ao 9º ano de escolaridade. A SELFIE, desenvolvida pela Comissão Europeia em colaboração com uma equipa de peritos em educação europeus, utiliza questionários para recolher as opiniões e compila os resultados num relatório interativo. Os dados recolhidos, serão mais uma importante informação para a definição da proposta de Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola a apresentar e a discutir com a comunidade educativa.