AEG: Um desafio à imaginação do 6.º 3 em tempo de confinamento
19 / jun / 2020
Da contrariedade do confinamento ao desafio à imaginação dos alunos do 6.º 3, da comunhão de competências em duas línguas à aplicação prática das mesmas, nasceu o projeto interdisciplinar “A day… under lockdown! / Um dia… em confinamento!”. Tudo começou com um apelo à imaginação e ao pensamento criativo dos alunos do 6.º 3 na disciplina de Inglês, para que em pares ou trios criassem histórias que se desenrolassem num dia em confinamento e em que eles fossem os heróis das suas narrativas. De forma a tornar o trabalho mais rico e abrangente, os textos deviam ser complementados com as gravações áudio dos mesmos e ilustrações. Foi de um acaso feliz e da fluidez dos conhecimentos, capacidades e atitudes das aprendizagens essenciais que surgiu este projeto interdisciplinar, que envolve as disciplinas de Português e de Inglês. Se a Inglês, a singeleza de algumas narrativas no passado permitiu a aplicação de um novo tempo verbal e a promoção das competências da escrita e do oral, em Português, o desafio pôde ser levado mais longe, num exercício de articulação e em coerência com as primeiras histórias. Os alunos criaram narrativas, onde viveram aventuras, expressaram sonhos, pertenceram a novos mundos e até vestiram a pele de cientistas. Este projeto interdisciplinar ancorou-se num Padlet, que está agora de portas abertas para que visitem as histórias dos alunos do 6.º 3, ouçam as suas vozes expressivas e enterneçam-se com as ilustrações dos autores. São convidados a entrar aqui: https://padlet.com/mzzferreira2/i8xvergji0d16b4s