AEPBS: Encontro online do projeto “Our city, a better city”
24 / fev / 2021
No dia 20 de fevereiro, os alunos das turmas F e G do 11.º ano juntaram-se aos colegas turcos e italianos do projeto “Our city, a better city” para um encontro online que juntou cerca de 65 participantes. Com o projeto sobre sustentabilidade e qualidade de vida, nas respetivas vilas e cidades, numa fase já bastante adiantada, o objetivo do encontro, para além de proporcionar um momento de interação internacional, em língua inglesa, permitiu realizar alguns jogos didáticos sobre as temáticas abordadas. Assim, o mote foi lançado com uma nuvem de palavras, através da plataforma mentimeter, sobre palavras associadas ao conceito de sustentabilidade. Com uma participação notável de mais de uma centena de entradas, destacaram-se palavras como biodiversidade, áreas verdes, ecologia, GMO, natureza, colaboração, infraestruturas, melhoramentos, entre muitas outras. De seguida, passou-se para um jogo de vocabulário, através da plataforma Quizlet, que foi ganho pela equipa portuguesa, com duas alunas no pódio: a Filipa Machado e a Beatriz Gomes Carvalho, do 11.ºG e 11.ºF, respetivamente. Por fim, passou-se ao questionário sobre aspetos que relacionam a qualidade de vida em meio urbano e a sustentabilidade, através de um teste Kahoot. Os alunos mostraram domínio do vocabulário específico das temáticas estudadas, em resultado das atividades já realizadas até à data, como a leitura de artigos da especialidade, a visualização de vídeos, a análise da cidade de cada escola, os seus pontos fortes e os que ainda precisam de ser desenvolvidos. As entrevistas que todas as escolas realizaram, a representantes das autoridades locais ajudaram à referida análise e a uma reflexão sobre a qualidade de vida da comunidade em que vivemos, resultando num olhar profundo. As nossas entrevistas foram realizadas ao sr. Vereador da Educação e Cultura, Dr. Leonel Rocha, ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Joane, Dr. José Oliveira e ainda ao professor J. Pedro Miranda. Todas estas atividades têm levado ao desenvolvimento dos objetivos do projeto, proporcionando experiências de desenvolvimento de competências e conhecimentos, e ainda de cidadania ativa.