Tal como tem vindo a ser tradição, o Serviço de Psicologia e Orientação está a implementar o programa “Ler a Brincar”. Este programa tem por objetivo promover o sucesso educativo, através da identificação precoce de crianças que poderão vir a evidenciar dificuldades de aprendizagem. De acordo com a literatura da área, existem quatro aspetos que são fortes preditores da aprendizagem da leitura e escrita e cujo bom desempenho interfere diretamente no sucesso educativo. Assim sendo, estes domínios são avaliados no final do 1.º período a todas as crianças com condições de integrar o 1.º ciclo do ensino básico no ano letivo seguinte. Após esta avaliação, e identificadas as crianças que apresentam valores de alerta, as educadoras e o/as encarregados/as de educação são informados dos resultados. Na reunião de pais e encarregados/as de educação do primeiro período, são dados alguns exemplos de atividades e brincadeiras que podem ser utilizadas no dia a dia e rotinas diárias e que potenciam o desenvolvimento destas áreas. Também as educadoras desenvolvem um trabalho fundamental com as crianças neste sentido. Paralelamente, o Gabinete de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção (GADI) implementa também o projeto "Do falar ao Ler", que também é muito importante para a estimulação da literatura emergente, que está diretamente associada às áreas preditoras do sucesso educativo. No final do 2.º período, as crianças serão reavaliadas, para perceber a evolução que tiveram. Os resultados obtidos com este programa servirão para orientar os pais e encarregados de educação, nos cuidados e atenção a ter com as crianças, assim como o Agrupamento, tanto na constituição de turmas como nos apoios necessários a mobilizar. A deteção precoce de dificuldades, assim como a intervenção atempada, terá um impacto muito significativo no sucesso educativo dos/as nossos/as alunos/as.