AEPBS também “dá cartas” na Agricultura Tecnológica
28 / jan / 2021
O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, através do AGROTEC – Clube de Agricultura Tecnológica, contribui para a implementação do projeto “Técnicas agrícolas inovadoras para desenvolver as competências empreendedoras dos agricultores do futuro”, o qual pode ser acedido através do link: http://farmersforfuture.eu/, ou ainda, https://w.aepbs.net/, sob a égide do Programa ERASMUS+. A AGRICULTURA 4.0 é um setor muito interessante para investimento, dado que promove a aplicação de sistemas de decisão inteligente, integrando soluções de automação e robótica, o emprego de plataformas que permitem, quer o controlo da produção, quer a ligação aos consumidores. É neste contexto que as sinergias com o Agrupamento se tornam evidentes, pois a diversidade de cursos profissionais que proporciona permite a integração de alunos em equipas multidisciplinares, para a concretização de soluções inovadoras, alicerçadas nas competências do perfil de saída de cada curso profissional. É por isso mesmo que os professores e alunos dos cursos profissionais diretamente relacionados com a eletrónica, automação, manutenção industrial, design industrial, multimédia, e programação de sistemas informáticos constituem a peça basilar dos sistemas que suportam a implementação dessas soluções inovadoras, pelo que a sua participação no neste projeto é crucial. As atividades do projeto centram-se em seis módulos, os quais são da competência de cada uma das escolas parceiras Módulo 1 – Caracterização do meio: ar, solo, água; Módulo 2 – Caracterização do meio: ar, solo, água; Módulo 3 – Como inovar na agricultura e pecuária? Módulo 4 – Como criar um negócio inovador de sucesso na agricultura ou pecuária? Módulo 5 – Como gerir, controlar, inovar e desenvolver o meu negócio? Módulo 6 – Como criar uma start-up no sector agrícola e pecuário? e, preconizam uma abordagem sistemática e exaustiva com a finalidade de criar uma start-up no sector agrícola/pecuário. E desta forma, quem aprende a criar uma start-up, pode replicar o método para criar a sua, numa outra área. Atendendo à especificidade do concelho de Vila Nova de Famalicão, bem como às suas potencialidades, além da sua vocação industrial e exportadora, aliadas ao ensino do empreendedorismo, desde o início do percurso escolar, importa ressaltar a relevância que a participação num projeto desta índole pode assumir. A cooperação e os trabalhos iniciaram-se desde setembro, mas têm decorrido online dado o contexto de pandemia. Poderão existir, no próximo ano letivo, intercâmbios de alunos e professores com as escolas parceiras, visando o conhecimento cultural e a criação de uma matriz europeia de cooperação, desde que a situação pandémica o permita.