Didáxis de Riba de Ave recebeu equipa de monitorização do projeto de autonomia e flexibilidade curricular
03 / abr / 2018
Num processo de construção e de monitorização, de experiência pedagógica, de autonomia e flexibilidade curricular, a Didáxis mostrou, no dia 22 de março, o produto final das aprendizagens que contemplaram a capacidade de mobilização e de integração dos vários saberes disciplinares, das competências, das atitudes e dos comportamentos indispensáveis à capacidade de caminhar, de sentir e de intervir ativamente na vida em sociedade. Transdisciplinaridade. Mais um momento de simbiose e de partilha em que a vontade, o empenho, a persistência, o querer ser mais e ser melhor foram o farol neste caminho de compromisso com o sucesso, com a autonomia e com a integração. Numa perspetiva transversal e longitudinal, foi desenvolvido um conjunto de atividades que evidenciaram os saberes e as capacidades, que privilegiaram os aspetos essenciais das aprendizagens e proporcionaram a todos quantos participaram a possibilidade de «consolidar aprendizagens de forma efetiva, desenvolver competências que requerem mais tempo e permitir efetiva diferenciação pedagógica na sala de aula». Partindo da centralidade e da autonomia do currículo, da escola, dos alunos e dos professores, o trabalho das turmas de 5º e 7º anos constituiu uma reflexão constante e sistemática sobre as atividades desenvolvidas, no sentido de orientar e implicar todos os participantes. Feito o diagnóstico das vontades e das necessidades, foi traçado um plano comum de ação a partir do currículo, tendo cada um permitido a gestão de forma flexível e contextualizada. O Mundo da Robótica (5.1), Ambientes Mágicos (5.2), Ambientes Medievais (5.3) e O Mundo de Sophia de Mello Breyner Andresen (7.1) foram os temas trabalhados transdisciplinarmente com empenho e satisfação e, consequentemente, com sucesso. Neste contexto, recebeu uma equipa de monitorização do projeto, constituída por Fernando Teixeira (coordenador), Manuela Caneca, Fernanda Amorim (DGESTE) e Isabel Sousa (D. G. E.), que viajaram no tempo com a apresentação dos projetos das turmas 5.1; 5.2; 5.3 e 7.1, onde foi visível o empenho dos alunos e dos professores, com enfoque no reforço da autonomia. Vivenciou-se uma nova forma de aprender sem diminuir a qualidade das aprendizagens ou o nível de exigência. O reconhecimento pela equipa de monitorização e pelos Pais/Encarregados de Educação pelo trabalho realizado pelos alunos é um caminho potenciador de mudanças e promotor de práticas inovadoras e de sucesso.