O apoio prestado pelo SPO, na FORAVE, começa antes de os alunos escolherem os cursos e até a escola, continua durante o percurso escolar e acaba já depois de os alunos terem concluído os seus cursos no apoio para prosseguimento de estudos ou para a procura do primeiro emprego. O terceiro período é sempre um tempo de escolhas para os alunos que terminam o ensino básico. Nessa altura, os jovens têm cerca de 15 anos e são-lhes pedidas decisões que exigem maturidade, reflexão, determinação e foco. Ora, os 15 anos nem sempre trazem consigo estas características, muito menos, em conjunto. E o processo de escolha e de decisão raramente os envolve apenas a eles, alunos; na maioria das vezes, traz angústias aos pais e educadores. Escolher é, aliás, um verbo português que deriva do latim “legere”, que, quando associado ao prefixo “inter” resulta no verbo “interllegere” que, curiosamente significa “escolher entre (várias opções)”. Então, o inteligente é aquele que sabe escolher, que sabe discernir…” e a inteligência é essa capacidade de escolha, de discernimento. No entanto, essa capacidade autónoma não se encontra consolidada em muitos dos jovens adolescentes. Muitos há que permanecem indecisos e temerosos por terem que arriscar novos voos e enfrentar desafios. A incapacidade na ajuda contamina também as famílias por compreenderem que se trata de uma decisão individual e que poderá ditar o futuro de cada um, que não querem influenciar. Este processo renova-se, quando, após três anos de ensino secundário, se torna necessário tornar a escolher o caminho entre o prosseguimento de estudos ou o início da vida laboral. É neste contexto que se torna determinante o papel Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional – SPO no apoio a jovens e famílias, ajudando-os a perspetivar as várias possibilidades, a refletir e a alargar o conhecimento de si próprios, das suas motivações e aspirações. Neste ano, apesar de particularmente difícil pelos constrangimentos criados pela pandemia, este apoio não esmoreceu, tendo sido até intensificado. Os 30 Anos de experiência na orientação e formação profissional de jovens permitiram à FORAVE transitar para o plano digital, de forma a garantir todo o apoio aos alunos nesta importante fase de tomada de decisão. Logo em novembro, iniciaram-se várias sessões de Orientação Vocacional com os Encarregados de Educação dos alunos finalistas dos Cursos Profissionais, às quais se seguiram vários atendimentos individuais a alunos para apoio ao Acesso ao Ensino Superior. Ao longo do ano, em parceria com o CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social Quarta Geração) Comunidades Incubadoras, de Vila Nova de Famalicão, foram realizadas várias ações cujas temáticas se relacionaram com o emprego, empreendedorismo, formação e qualificação de jovens e adultos sob o lema “desenhar e construir o futuro juntos”. A AEBA (Associação Empresarial do Baixo Ave) dinamizou uma sessão dirigida aos alunos finalistas no âmbito da Orientação para a Carreira. O Projeto Engenheiras por um Dia, do qual a FORAVE é já parceira, de iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, que promove junto dos estudantes de ensino não superior a opção pelas Engenharias e pelas Tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos, deu a oportunidade às alunas da FORAVE de participarem no webinar “ O teu Futuro – Que Profissão Escolher?” e de celebrar o Dia Internacional das Jovens Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação com o webinar “Girls in ICT Day”, com o objetivo de aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Informática. A Universidade Lusíada em associação com a Ordem dos Engenheiros organizou uma sessão de esclarecimento sobre a “Ordem dos Engenheiros e a Profissão de Engenheiro”, à qual assistiram os alunos finalistas dos Cursos Profissionais. A Rede Local de Educação e Formação dinamizou webinars para Encarregados de Educação, professores e alunos finalistas subordinados ao tema “Os Jovens e o Futuro do Emprego”, do mesmo modo que, em associação com Instituições de Ensino Superior e Pós-Secundário, disponibilizou Mostras Virtuais orientadas para os alunos do 12º ano, nas quais se pretendeu promover a apresentação da oferta formativa e a realização de contactos diretos entre os alunos e as entidades formadoras. Já o plano de ação do SPO da FORAVE, orientado para as turmas em funcionamento do Ensino Básico de Eletromecânico de Manutenção Industrial e de Operador de Distribuição continua a decorrer, mas iniciou-se com sessões de orientação vocacional, sessões de esclarecimento, testemunhos de alumni, workshops, mostras educativas virtuais e webinars. Para que a escolha do melhor caminho seja tomada de modo consciente e inteligente, a FORAVE sabe que tem de dotar os alunos em transição de ciclo de informação que lhes permita compreender o curso que melhor se adequa aos seus interesses e realizações. É com esta equipa que podem contar os alunos que nos pretendam visitar. Neste momento, a FORAVE acompanha todos os interessados na nossa oferta formativa em visitas personalizadas à escola. Para o próximo ano letivo, teremos os Cursos de Gestão da Produção, de Transformação de Polímeros, de Eletrónica, Automação e Comando, de Manutenção Industrial e de Mecatrónica Industrial. Qualquer um destes cursos responde a uma média global de empregabilidade acima dos 85%, mas traça também um caminho sólido a todos os jovens que procuram formação superior nas Engenharias. Faça-nos uma visita em forave.pt; #foraveescola ou nas nossas instalações em Lousado, Vila Nova de Famalicão.