Depois de alguns anos em que o processo formativo associado ao projeto OPMUSA foi realizado com foco na observação de pares como forma de supervisão colaborativa das práticas docentes, este foco formativo necessitou de ser alterado de acordo com as necessidades identificadas durante os processos de observação de pares realizados anteriormente. Assim, um dos aspetos mais indicado pelos/as observadores/as como aspeto menos visível nas aulas observadas era a componente de avaliação das aprendizagens. Este fator foi então integrado no modelo formativo associado ao OPMUSA, como foco das observações, de forma a aumentar a visibilidade e a reflexividade dos e sobre os processos de avaliação das aprendizagens, particularmente no que respeita à avaliação formativa dos/as alunos/as. O contexto de educação à distância que foi exigido aos/às professores/as devido à pandemia COVID-19, obrigou-nos a adequar também o processo formativo associado ao projeto OPMUSA. Esta adaptação da observação para um contexto à distância foi fundamental para a continuidade do projeto e também para estimular a colaboração entre docentes, num momento em que esta pode ser de fundamental importância. Apesar de não ter sido programada, esta adequação do modelo de observação para um contexto de educação à distância permitiu compreender como a observação de pares, em particular o modelo do OPMUSA, pode funcionar em contexto on-line e apoiar o trabalhar docente também neste ambiente de ensino-aprendizagem. Adaptado do site: https://dffpinto.wixsite.com/observacaodepares