Projeto Do Falar ao Ler envolve 330 alunos de Famalicão
23 / abr / 2021
O projeto Do Falar ao Ler está a ser implementado no presente ano letivo em 35 Jardins de infância do Município de Vila Nova de Famalicão, envolvendo um total de 330 alunos finalistas da educação pré-escolar, sendo dinamizado pela equipa técnica (Terapeuta da Fala e Educóloga) da Divisão de Educação. Este projeto promove, de uma forma lúdica, a partir do conto de uma história, as competências pré leitoras (desenvolvimento da Linguagem - compreensão oral e vocabulário, competências fonéticas e consciência fonológica), despertando e motivando os alunos para o gosto da leitura. A estimulação precoce destas competências está devidamente estudada e analisada e os resultados são claros quanto à pertinência da sua estimulação no decorrer do Pré-Escolar (especificamente com alunos de 5 anos). É neste período que surgem as principais aquisições desenvolvimentais da consciência fonológica e como tal é também nesta faixa que devem começar a ser estimuladas estas competências linguísticas. Uma das grandes mais-valias deste projeto é a identificação precoce e a monitorização das aptidões das crianças, numa lógica desenvolvimental. A aplicação do pré e pós-teste devolve às educadoras informação crucial sobre o desenvolvimento dos seus alunos, permitindo a partir das áreas fortes e a melhorar de cada um, potenciar ao máximo as suas aquisições. A sistematização, a intencionalidade e a monitorização continua do processo desenvolvimental das crianças são facilitadores para o processo de aquisição da leitura. O contacto com o livro, a leitura e o reconto das histórias, jogos de sons, visam o desenvolvimento das competências pré-leitoras, despertam a imaginação e a criatividade, incentivam o gosto pela leitura. Através do Falar ao Ler intencionaliza-se o contacto com o código escrito que cumulativamente é um importante facilitador do desenvolvimento da criança.