No âmbito da disciplina de Educação Física foram pensadas em conjunto, enquanto grupo disciplinar, várias atividades, com base na planificação anual reajustada para este último período letivo, com o objetivo de promover a atividade física em casa. Uma das orientações de trabalho colocadas na “classroom” e exploradas nas sessões síncronas, passou pelos “jogos tradicionais”, que podem ser praticados por todas as idades pois, além de conter “situações muito diferenciadas, estes jogos utilizam materiais fáceis de encontrar ou de construir” e fazem parte da nossa cultura”. Por outro lado, alguns alunos realizaram os jogos em família, fomentando o convívio, a união e a participação dos encarregados de educação nas suas atividades escolares. A título de exemplo, dos vários jogos apresentados salientamos as famosas corridas de “sacos” e das “colheres” (a segurar um objeto), os jogos a saltar à corda e ao “eixo”, jogo da “cadeira”, os jogos de “atirar ao alvo” e outros recriados com um toque de originalidade, onde se registaram momentos dinâmicos e divertidos. De referir que há benefícios em qualquer tipo de atividade e como citado no programa nacional para a promoção da atividade física “qualquer atividade física é melhor que nenhuma”, ou seja, “atividade leves, se repetidas frequentemente ou se interromperem períodos longos de sedentarismo, contribuem para o dispêndio energético ao longo dia (positivo para prevenir a obesidade) e ajudam os músculos a manter um metabolismo mais saudável”.