No âmbito das comemorações do centenário da instituição, a FIDE atribuiu a Mário Oliveira um Certificado de Reconhecimento pela sua nomeação como FIDE 100 Educator of the Year. Importa salientar que Mário Oliveira foi o único educador português a integrar esta restrita lista internacional de nomeados, o que reforça o prestígio e a relevância do trabalho que tem vindo a desenvolver no xadrez escolar e federado em Portugal.
Esta distinção internacional destacou o trabalho realizado ao longo de duas décadas, nomeadamente nas Escolas Didáxis – Vale S. Cosme (2003/2004-2018/2019), Didáxis – Riba de Ave (2013/2014-2023/2024) e no Colégio do Ave (2016/2017-2023/2024), na valorização do xadrez como instrumento pedagógico e pelo impacto positivo junto das comunidades escolares.
A participação famalicense destacou-se pelo compromisso com
a inovação educativa e pelo investimento em práticas pedagógicas potenciadoras
do desenvolvimento integral de toda a comunidade, desde crianças, jovens e
adultos. Durante o evento técnicos do município tiveram a
oportunidade de partilhar e aprofundar os projetos educativos de referência,
trocar experiências com outras entidades e reforçar parcerias estratégicas no
âmbito da educação e inovação.
Consciente de que a competição pelos talentos a nível internacional é cada vez mais intensa, a Câmara Municipal considera de elevado interesse a criação de incentivos e de condições mais amplas de atratividade dos territórios, constituindo-se estes como fatores positivos no processo de tomada de decisão individual sobre o local de eleição para trabalhar e viver.
Ler mais Esta ação, integrada na pausa letiva da Páscoa e enquadrada na
Rede Local de Educação e Formação, visou proporcionar aos alunos do 9.º
ano, 10.º e 11.º anos de escolaridade uma experiência enriquecedora de
contacto direto com o contexto real de trabalho.
Durante dois
dias, os alunos tiveram a oportunidade de observar o funcionamento
interno das organizações, compreender as dinâmicas profissionais de
diferentes setores e desenvolver competências transversais que
contribuirão para o seu percurso académico e profissional.
Durante a interrupção letiva da Páscoa, de 7 a 17 de abril, a Divisão da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promoveu mais umas Férias Inclusivas, uma iniciativa especialmente destinada a alunos com limitações cognitivas e/ou físicas que, neste período, não dispõem de respostas noutras instituições na comunidade.
Ao todo, cerca de 21 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos das escolas do concelho participaram num conjunto diversificado de atividades de lazer, bem-estar e estimulação cognitiva, motora e sensorial, que decorreram no Centro de Recursos Educativos.
O evento reuniu dezenas de alunos dos cursos de áreas técnicas como Mecatrónica, Eletrónica, Automação e Comando, Manutenção Industrial, Gestão e Transformação de Polímeros, que tiveram a oportunidade de apresentar o seu perfil, competências e motivações diretamente a representantes de empresas associadas da FORAVE. A preparação para a carreira foi trabalhada ao longo do ano letivo, com apoio especializado em orientação profissional, contribuindo para o desenvolvimento das soft skills e da autoconfiança dos estudantes.
Ler maisom a participação de cerca de 30 alunos do ensino básico, o evento contou com um programa dinâmico de dois dias, repleto de atividades interativas, oficinas tecnológicas e simulação de profissões, permitindo aos participantes o contacto direto com novas tecnologias e ferramentas digitais utilizadas em diversas áreas do mundo do trabalho.
O principal objetivo do JobLabs passa por ajudar os jovens a explorar os seus interesses e aptidões, proporcionando experiências reais que apoiem uma tomada de decisão mais consciente quanto ao seu futuro académico e profissional. Desde o manuseamento de equipamentos de robótica e automação, passando por atividades ligadas à programação, desenho técnico, processos produtivos e práticas de gestão, os jovens puderam experimentar de forma divertida o que é trabalhar em diferentes setores tecnológicos.
A conferência teve lugar nas instalações da escola profissional ROC Mondriaan, que apresentou o Sistema Educativo Holandês e deu a conhecer, durante uma visita às suas instalações tecnológicas, diversos projetos em curso.
O programa contou ainda com uma inspiradora palestra de Arjan Wallinga sobre “Transição Energética”, seguida de sessões de apresentação de projetos, promovendo a colaboração entre as instituições presentes e o surgimento de novas ideias para projetos e parcerias.
É o SONHO que UNE, que LIGA, que EDUCA A EMOÇÃO.
Ganhas QUANDO NÃO ABDICAS do COMPROMISSO (o TEU e o do COLETIVO).
Ganhas QUANDO o TEU COLEGA ESTÁ NO LIMITE DAS FORÇAS, TU TAMBÉM, mas DÁS mais um bocadinho de TI, por ele.
Ganhas quando abres mão de ti, em prol da EQUIPA. Sacrificando-te a ti próprio!!!
Temos o prazer de anunciar que o nosso aluno Salvador Ribeiro Gomes, da turma 7.º05, alcançou o segundo lugar, do escalão 12-15 anos, no prestigiado concurso nacional "A Melhor Carta 2025".
Este concurso, promovido pela União Postal Universal (UPU) e organizado, em Portugal, pela Fundação Portuguesa das Comunicações, desafia jovens a desenvolver a sua criatividade e competências de escrita epistolar.
Este ano, o tema inspirador foi: “Imagina que és o oceano. Escreve uma carta a alguém para lhe explicar por que razão deveria cuidar de ti e como deveria fazê-lo.”
No Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor recebemos na Biblioteca Dr. Nuno Simões as crianças do pré-escolar para conhecerem este espaço e assistirem à encenação da história “ Pete o gato”, de Eric Litwin, uma narrativa que nos ensina a encarar as adversidades com alegria e entusiasmo. Para esta atividade contamos com a preciosa colaboração de alguns alunos da turma NS2, que enriqueceram o momento.
Os alunos do ensino secundário tiveram oportunidade de
participar em várias atividades, entre elas na sessão sobre o Acesso ao Ensino
Superior e nos Workshops “A Vida é Bué Cenas!” e “Como Sobreviver de Salto Alto
e Gravata?”. Igualmente tiveram a oportunidade de explorar o espaço
expositores, onde estiveram presentes diferentes institutos do ensino superior.