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A escola na Cidade Educadora: uma correlação de intentos

06 / jun / 2024
Vila Nova de Famalicão é uma Cidade Educadora desde 2010. Ao longo dos anos, tem realizado um trabalho sistemático na educação não formal dos seus cidadãos e procurado sempre a sua mobilização para o cumprimento dos princípios consagrados na Carta das Cidades Educadoras.
A educação entende-se como mais abrangente: não é mais um exclusivo da família e das escolas mas também acontece nos espaços mais formais e informais, intencionalmente ou não, através da comunicação e da partilha. A educação é entendida como um processo permanente que se realiza ao longo da vida e uma ferramenta de transformação social.
As inúmeras e variadas iniciativas específicas implementadas pelo município como Cidade Educadora procuram alcançar os objetivos propostos e os princípios orientadores tais como a promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades, da justiça social, da democracia participativa e o trabalho colaborativo com a sociedade civil.
Todos estes procedimentos carecem de uma observação conjunta e constante pois a Cidade Educadora assenta também na melhoria contínua.
A melhoria contínua é um conceito que se refere ao processo de aperfeiçoamento constante dos processos, produtos ou serviços de uma organização. Envolve a identificação contínua de áreas de melhoria, a implementação de mudanças e a monitorização dos resultados para garantir que os objetivos desejados sejam alcançados independentemente do quão bem a organização esteja a funcionar no momento. Para implementar o conceito e os processos de melhoria contínua, é necessário adotar uma abordagem sistemática e organizada e um compromisso por parte de todos os membros da organização. É necessário criar uma cultura de melhoria contínua, na qual todos estejam envolvidos e comprometidos em aumentar a eficiência e melhorar a qualidade.
Como se manifesta essa cultura de melhoria contínua na Cidade Educadora, em Famalicão?
As inúmeras iniciativas amplamente divulgadas têm um impacto significativo na qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos proporcionando acesso à cultura e ao entretenimento, enriquecendo as suas vidas, contribuindo para um ambiente mais eficiente e positivo e aumentando a sua satisfação.
E como se manifesta essa cultura de melhoria contínua nas escolas das Cidades Educadoras?
As escolas têm um papel fundamental na consolidação de uma Cidade Educadora. Orientam-se pelos mesmos princípios e estes estão plasmados nos Projetos Educativos (PE). A visão no Agrupamento de Escolas de Gondifelos (AEG) enfatiza a escola como uma Comunidade Educativa Democrática, onde todos os membros são importantes para a construção e realização do PE. Todos são convidados a participar ativamente, reconhecendo e discutindo problemas, definindo estratégias. No AEG, promove-se uma educação integral e transformadora e fortalecem-se parcerias com outros setores da cidade. Além disso, o AEG não limita a sua ação ao recinto escolar, antes reconhece a cidade como um espaço educativo. Procura, ainda, garantir a acessibilidade de todos aos recursos educativos e compartilhar as boas práticas. A autoavaliação e a reflexão crítica são vistas no AEG como essenciais para a aprendizagem efetiva e a melhoria contínua.
O AEG, não se limita, portanto, à intervenção da Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC) cuja ação procura concomitantemente incentivar práticas de autoavaliação, fomentar a participação social na vida da escola e oferecer um melhor conhecimento público do trabalho das escolas.
Em suma, a escola compartilha com a Cidade a responsabilidade de educar os seus habitantes e a visão da educação como meio de transformar as pessoas para transformar o mundo apesar dos desafios e procurando incessantemente as melhores soluções.

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