• Acolhimento
    • › Mensagem do Presidente
    • › Mensagem do Vereador
  • Ação Social Escolar
    • › GIAE Online
    • › SIGA
    • › Regulamento Municipal da Educação
    • › Refeições Escolares
    • › Vouchers Material - Lista Livrarias
  • Rede de Educação e Formação
    • › Estabelecimentos de Ensino
    • › Rede Local de Educação e Formação
    • › Miniestágios
    • › Associações
    • › Oferta Educativa e Formativa
    • › Centro Qualifica
    • › Notícias
    • › Vídeos
  • Programas Educativos Municipais
    • › Clubes Ciência Viva
    • › GADI
    • › Educação para as Artes e Património Cultural
    • › Educação para a Saúde e Bem Estar
    • › Educação Ambiental
    • › Educação para a Cidadania
    • › Educação para a Inclusão
    • › Educação para a Inovação e Empreendedorismo
    • › Educação para o Conhecimento
    • › Educação para a Carreira
  • Serviços Educativos
    • › Apresentação
  • Documentação
    • › Plano Estratégico Educativo Municipal
    • › Plano Municipal de Melhoria e Eficácia na Escola
    • › Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
    • › Carta Educativa
    • › Famalicão Cidade Educadora
    • › Recursos e estudos diversos
    • › Contratos
  • Contactos

Rede de Educação e Formação

Notícias

AEPBS: Docentes visitam Estónia no âmbito do Programa Erasmus+

11 / nov / 2021
Três docentes do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado (AEPBS) deslocaram-se à escola Laulasmaa Kool, na Estónia, entre os dias 1 e 5 de novembro, para participar numa atividade de Aprendizagem, Ensino e Formação. O encontro destinou-se apenas a professores, integrado no projeto STORIES OF ALL, STORIES FOR ALL – A DIGITAL APPROACH TO STORYTELLING, n.º KA229 2020-1-PT01-KA229-078348_1, financiado pelo Programa Erasmus+. Este projeto é coordenado pelo AEPBS, em parceria com escolas da Turquia, Espanha, Polónia, Itália e Estónia. As professoras de Inglês, Elsa Fernandes e Mónica Morais, bem como a Vice-Presidente da Comissão Administrativa Provisória, Eugénia Gonçalves, juntamente com as delegações parceiras, foram recebidas pela diretora da escola, Kadi Mäekuusk, pela coordenadora local do projeto, Inga Eelmäe, e por diversos membros do quadro da escola.
O programa foi planeado tendo em conta os objetivos para esta fase inicial do projeto e prendem-se, essencialmente, com formação ao nível das tecnologias de multimédia, que permitam planificar, orientar, realizar e avaliar produtos pedagógicos em formato digital, como vídeos, apresentações, ebooks, ou outros artefactos, desenhados com ferramentas digitais, para integrar em contexto de ensino e aprendizagem, inovando as abordagens pedagógicas, em linha com as orientações europeias de concretização da transição digital.
As atividades incluíram: observação de aulas, encontro com alunos em sala de aula, formação/oficinas de trabalho em multimédia: Snapmaker, 3D Pencils, Stopmotion, Photoshop, oficina de máscaras artesanais (integrada nas tradições locais de S. Martinho) e debate e sessões de partilha sobre metodologias de ensino, recursos educativos, avaliação, educação inclusiva, transição digital, abordagem de projeto em contextos virtuais e/ou físicos, entre outros. Foi particularmente relevante o contacto, via videoconferência, com Margus Pala, especialista em Identificação e Assinaturas Eletrónicas e fundador da start-up eIDEasy, o qual se debruçou sobre o processo de digitalização do estado estoniano.
Foram previstas, igualmente, atividades virtuais, de modo a incluir a participação dos parceiros italianos, que não puderam deslocar-se a Laulasmaa.
Esta semana de trabalho incluiu a participação em atividades culturais no âmbito das tradições locais. Os parceiros foram acompanhados pelos professores da escola, que contextualizaram a importância da Natureza para o povo da Estónia, celebrada através da música e de canções tradicionais, onde se exalta a ancestralidade das suas raízes culturais, a relação com o Mar Báltico e a dualidade noite/dia, e se expressam os desejos de bons auspícios, de fertilidade e de abundância. Alguns professores partilharam esses cantares, vestindo trajes tradicionais, acompanhados pelos instrumentos musicais típicos, como a gaita de foles e o Kannel, convidando todos a participar nos cânticos, nos jogos tradicionais e nas representações teatrais, que se perpetuam na memória das narrativas orais. Outra iniciativa cultural relevante foi a celebração do Dia de Finados, tradição antiga neste país, anterior ao cristianismo, de invocação dos ausentes, para proteção e guia. Em Tallin, as aprendizagens foram sobretudo históricas, salientando-se o seu impressionante centro medieval, reconhecido como Património da Humanidade pela Unesco, com o seu importante e estratégico porto no golfo da Finlândia, que tornaram este território tão atrativo para as nações vizinhas. Impressionante foi, igualmente, conhecer a luta contínua pela independência da Estónia, após séculos de domínio por outros povos.
Concluídos os trabalhos, e realizada a avaliação da semana, decidiram-se as melhores formas de disseminação, que incluirá uma newsletter, elaborada por todos os participantes, que documentará todas as atividades realizadas, bem como as aprendizagens mais relevantes e de maior impacto. Para finalizar, constatou-se que os objetivos definidos previamente foram integral e largamente atingidos, tendo mesmo ultrapassado as expectativas, nomeadamente no que concerne ao espírito de partilha e entreajuda dos elementos das várias equipas, pressupostos fundamentais para o desenvolvimento de um projeto pedagógico. Assim se cumprem os valores europeus de democracia, respeito pelo outro, inclusão, com os quais se (re)constrói o espaço educativo europeu.
Partilhar
Anterior
Voltar
Seguinte

Newsletter:

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas na área da Educação.
Veja a nossa política de privacidade
VER ARQUIVO

Acolhimento

  • › Mensagem do Presidente
  • › Mensagem do Vereador

Ação Social Escolar

  • › GIAE Online
  • › SIGA
  • › Regulamento Municipal da Educação

Rede de Educação e Formação

  • › Estabelecimentos de Ensino
  • › Associações
  • › Oferta Educativa e Formativa
  • › Centro Qualifica
  • › Notícias
  • › Vídeos

Programas Educativos Municipais

  • › GADI
  • › Promoção do Património Cultural, Local e Cidadania
  • › Promoção das Competências Sociais e Emocionais
  • › Promoção dos Conteúdos Curriculares
  • › Promoção de Competências Empreendedoras, Inovação e Criatividade
  • › Promoção da Inclusão e Equidade

Serviços Educativos

  • › Apresentação

Documentação

  • › Plano Estratégico Educativo Municipal
  • › Plano Municipal de Melhoria e Eficácia na Escola
  • › Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
  • › Carta Educativa
  • › Famalicão Cidade Educadora

Contactos

Política de Privacidade

Copyright © 2025 | Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão | Todos os direitos reservados | handmade by brainhouse
  • Acolhimento
    • Mensagem do Presidente
    • Mensagem do Vereador
  • Ação Social Escolar
    • GIAE Online
    • SIGA
    • Regulamento Municipal da Educação
    • Refeições Escolares
    • Vouchers Material - Lista Livrarias
  • Notícias
    • Estabelecimentos de Ensino
    • Rede Local de Educação e Formação
    • Miniestágios
    • Associações
    • Oferta Educativa e Formativa
    • Centro Qualifica
    • Notícias
    • Vídeos
  • Programas Educativos Municipais
    • Clubes Ciência Viva
    • GADI
    • Educação para as Artes e Património Cultural
    • Educação para a Saúde e Bem Estar
    • Educação Ambiental
    • Educação para a Cidadania
    • Educação para a Inclusão
    • Educação para a Inovação e Empreendedorismo
    • Educação para o Conhecimento
    • Educação para a Carreira
  • Serviços Educativos
    • Apresentação
  • Documentação
    • Plano Estratégico Educativo Municipal
    • Plano Municipal de Melhoria e Eficácia na Escola
    • Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
    • Carta Educativa
    • Famalicão Cidade Educadora
    • Recursos e estudos diversos
    • Contratos
  • Contactos