AEPBS: SPO | Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE)
25 / nov / 2021
No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), o Serviço de Psicologia e Orientação, em colaboração com os diretores de turma do nosso Agrupamento está a desenvolver projetos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário junto dos alunos de 5.º, 6.º e 7.º ano de escolaridade. Estes projetos decorrem quinzenalmente, nas aulas de Acompanhamento aos Alunos. No 5.º ano de escolaridade, decorre o projeto "Capitães do Estudo". Este projeto, com base nos manuais das (Des)Venturas do Testas (Rosário, 2004), visa apoiar os alunos na transição de ciclo, fomentando a exploração de competências de organização do estudo, motivação para a aprendizagem, entre outras, e assim conseguir uma melhoria do rendimento académico destes alunos. O “Capitães do Estudo” inclui ainda duas ações de formação, uma com professores, que decorreu antes do início do programa, e outra destinada a pais e encarregados de educação, prevista para o 2.º período. No 6.º ano, o programa desenvolvido é o “Saber Emocionar”. Este projeto agrega um conjunto de atividades que visam melhorar o autoconhecimento emocional de cada aluno, dotar os alunos de competências de gestão emocional e reduzir as ocorrências disciplinares a longo prazo. Ao longo das sessões, os alunos irão desenvolver competências dos cinco domínios da inteligência emocional (autoconhecimento, autorregulação, motivação, empatia e competências sociais). Pelo quarto ano consecutivo, e também incluído no PNPSE, surge o Programa de Promoção de Competências Socioemocionais em Meio Escolar para alunos do 7.º ano de escolaridade (elaborado pela Direção Geral de Saúde). Este programa tem como principais objetivos aumentar o envolvimento dos alunos na escola e nas aprendizagens; promover e desenvolver competências socioemocionais nos alunos envolvidos; diminuir os problemas emocionais e comportamentais em contexto escolar e aumentar a capacidade de resolução de problemas por parte dos alunos. Ao longo das sessões são tratados temas como a identidade, comunicação, emoções, autonomia, violência, entre outros. Para além do envolvimento dos alunos e dos diretores de turma, este programa pretende também promover o diálogo, sobre as temáticas abordadas nas sessões, entre os alunos e as suas famílias. Este ano letivo as sessões estão a ser dinamizadas pela técnica de animação sociocultural e por uma das psicólogas do Agrupamento.