Alunos participam em visitas de estudo a empresas parceiras da Forave
19 / nov / 2025
Os alunos que integram os primeiros anos de todos os cursos profissionais da FORAVE - Mecatrónica, Gestão, Automação, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Transformação de Polímeros e Manutenção Industrial - realizaram a sua primeira visita de estudo à empresa Continental.
As visitas foram realizadas entre os dias 4 e 19 de novembro e fizeram parte das atividades de receção de novos alunos previstas para o primeiro período.
Os alunos começaram por conhecer a história da empresa. Depois, foram acompanhados por Ambassadors de vários departamentos, de acordo com as áreas de cada curso. Ao longo das visitas, tiveram oportunidade de observar todo o processo de produção de um pneu — desde a receção das matérias-primas até à construção, montagem, vulcanização e inspeção final. Assistiram ainda ao funcionamento dos robôs responsáveis pela paletização.
O Programa de Cooperação da FORAVE à Continental tem como objetivo integrar um plano de estratégias de melhoria da formação nos cursos profissionais ministrados na escola e adequar o perfil técnico dos alunos às necessidades da empresa através da partilha de saberes, experiências, estágios e projetos.
Sendo a Continental um dos órgãos de direção da Escola Profissional Tecnológica do Vale do Ave e da Associação FORAVE, e podendo vir a acolher os alunos como futuros estagiários ou trabalhadores, a visita teve como objetivo proporcionar um primeiro contacto com o ambiente fabril e a aquisição de um maior conhecimento sobre a área de formação dos respetivos cursos.
Para além destas visitas, no passado dia 25 de novembro, a turma do segundo ano dos cursos de Eletrónica, Automação e Comando e de Mecatrónica da FORAVE visitou a prestigiada empresa alemã de câmaras fotográficas, lentes e equipamentos óticos Leica. Ana Azevedo, dos Recursos Humanos, José Nunes, do Departamento de Eletrónica, e Álvaro Ribeiro, do Departamento de Manutenção Geral receberam os alunos proporcionando-lhes uma visita à secção de montagem mecânica de objetivas, bem como de montagem eletrónica.
Os alunos estiveram ainda em contacto com os principais equipamentos comercializados pela marca: binóculos convencionais, binóculos para visão noturna, miras telescópicas, bem como máquinas fotográficas digitais. Na linha da montagem eletrónica, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo das placas eletrónicas, desde a receção das placas de circuito impresso - PCB -, passando pela colocação da máscara e da pasta de soldadura, dos componentes eletrónicos de forma automatizada, pela soldadura, pela inspeção visual automatizada, pela separação dos painéis, pelo processo de lavagem e, por fim, pelo processo de controlo elétrico.
Posteriormente, conheceram o departamento da Manutenção Geral onde visitaram também o posto de transformação, a central térmica, a produção de ar comprimido, as oficinas de manutenção e a central de painéis solares. Durante toda a visita, os alunos tiveram uma atitude interessada, colocando questões assertivas aos responsáveis dos respetivos departamentos, e compreenderam o motivo pelo qual a Leica é sinónimo de alta qualidade, precisão e durabilidade.