CIOR participou nas jornadas pedagógicas da Associação Nacional de Escolas Profissionais
18 / jul / 2025
A Escola Profissional CIOR participou em mais uma edição das Jornadas Pedagógicas da ANESPO subordinadas ao tema “O triângulo virtuoso do ensino profissional: Qualificação/ Inovação / Inclusão”, que decorreram, na quinta e sexta-feira da semana passada, tendo a Escola de Hotelaria de Fátima como entidade acolhedora.
A sessão de abertura contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, do Presidente da ANESPO e diretor da CIOR, Amadeu Dinis, do Presidente do Município de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e do diretor da INSIGNARE, Pedro Major, bem com responsáveis e representantes de diferentes organismos governamentais ligados ao ecossistema da educação e ensino profissional.
Para Amadeu Dinis, estes são sempre “momentos esperados por todos e espaço de encontro propício à reflexão, ao debate, à partilha e ao compromisso. Momentos para questionar, procurar respostas e soluções ajustadas aos múltiplos problemas e desafios que as Escolas e os seus Projetos Educativos enfrentam, nunca descurando as especificidades e virtuosismo do seu modelo/projeto educativo”.
Neste contexto, Amadeu Dinis, apelou e reivindicou, mais uma vez, para a necessidade premente do Ensino Profissional, ministrado por entidades privadas, ser uma expressão inequívoca de política pública e de forma alguma uma segunda linha do sistema educativo; dever ser cada vez mais assumido como uma responsabilidade do Estado; inserção/inscrição no Orçamento do Estado, no sentido de ser garantida o bom princípio da previsibilidade, bem como a necessária valorização das carreiras profissionais dos professores, formadores e técnicos verdadeiros construtores e alma das Escolas, dos seus Projetos Educativos e do sucesso dos Alunos.
O presidente da ANESPO salientou ainda que, “há mais de 35 anos para cá, as Escolas Profissionais têm contribuído, de forma inquestionável, para o desenvolvimento do país, das regiões, dos territórios e dos portugueses nas diferentes escalas e dimensões, tendo a educação, a formação e qualificação de milhares de jovens como missão, tudo feito numa permanente e estreita relação de parceria com os diferentes setores do tecido socioeconómico e empresarial e com todos os atores locais e regionais, contribuindo, desta forma, para a coesão social, progresso e sustentabilidade territorial”. Com mais de 200 participantes de escolas profissionais do país, durante os dois dias, foram abordados, entre outros, assuntos, problemáticas e desafios relacionados com a escola como instituição multicultural; a inteligência artificial no processo de ensino/aprendizagem; a escola como espelho da sociedade envolvente; telemóveis e redes sociais, patilha de boas práticas e metodologias e a escola como espelho da sociedade e envolvente.