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CIOR promoveu reflexão sobre legislação escolar recente

24 / jan / 2019
A Escola Profissional CIOR promoveu, durante o dia da passada terça-feira, uma jornada de reflexão, com todos os seus professores, formadores e técnicos, sobre a recente legislação escolar e os seus efeitos na dinâmica das escolas e no processo de ensino/aprendizagem.
Em análise estiveram, nomeadamente, o Dec-Lei nº54/2018 – Educação Inclusiva, o Dec-Lei nº 55/2018 – Autonomia e Flexibilidade Escolar e a Portaria nº 235-A/2018 – Regulamentação dos Cursos Profissionais “documentos extremamente importantes para ajustar a Escola, em termos de dinâmicas, organização e funcionamento, com os respetivos princípios orientadores e objetivos que enformam estes diplomas legais”, segundo referiu o diretor pedagógico da CIOR, José Paiva.
O diretor pedagógico da Escola realçou, ainda, tratar-se de um “processo novo, com contornos relativamente complexos, que passa a integrar a vida e a dinâmica das escolas” e que, como tal, deverá ser “ bem interpretado e descodificado por todos tendo em vista a sua boa operacionalização.”
Neste contexto, enquadrado no plano de formação interno da escola e com base num processo de intercâmbio com outras escolas profissionais, os professores da CIOR foram sensibilizados para as propostas de mudança na política educativa, traduzidas, entre outros aspetos, nas aprendizagens essenciais, autonomia e flexibilização curricular, domínios de autonomia curricular, perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, cidadania e desenvolvimento, articulação curricular, equipas educativas, acumulação de pontos de crédito, projetos de turma, equipas multidisciplinares, medidas de suporte à aprendizagem, centro de apoio, etc.
Face a estas novas realidades, mudanças e práticas subjacentes, ainda segundo José Paiva, torna-se necessário todo um trabalho de colheita e partilha informativa, “numa quase catequização dos docentes e todos os membros da comunidade educativa”.
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