"Do Falar ao Ler" é um projeto educativo municipal inclusivo que visa o Sucesso para Todos
16 / nov / 2023
Com uma política educativa ampla, transversal e inovadora o município de Vila Nova de Famalicão assume no seu Plano Estratégico Educativo Municipal o eixo da Inclusão e Equidade como uma necessidade premente de toda a comunidade. Exemplo disto são os projetos e serviços que são desenvolvidos pelo Município em colaboração e estreita articulação com toda a comunidade educativa. São exemplo deste trabalho em rede o Gabinete de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção, o Centro Recursos Educativos, a Parentalidade Inclusiva que respondem, atualmente, a cerca de 325 crianças e 70 famílias com respostas de intervenção (terapeuta da fala, psicologia, terapia ocupacional, psicomotricista, nutrição, intérprete de língua gestual e professores, acompanhamento familiar) envolvendo-se as equipas multidisciplinares dos agrupamentos de escolas. O Programa Educativo municipal Sucesso para Todos concretiza-se em várias ações desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário concretizando-se assim a perspetiva inclusiva e equitativa na Educação. Destaca-se nesta edição sobre Inclusão e Equidade o projeto Do Falar ao Ler que se trata de um projeto de promoção da literacia, fomentando interações positivas, em idade pré-escolar, em torno da leitura de livros e que, por sua vez, são promotoras de hábitos de leitura ao longo da vida envolvendo uma equipa multidisciplinar que partilham conhecimentos procurando contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Em 2023/2024 está a ser implementado em todos os Jardins de Infância do Município de Vila Nova de Famalicão, envolvendo um total de 725 alunos finalistas da educação pré-escolar, sendo dinamizado pelas técnicas da Divisão de Educação em estreita colaboração com as educadoras de infância, em contexto de sala, realizando-se um trabalho mais dirigido e específico com as crianças no âmbito da promoção das competências pré-leitoras. Esta equipa promove a articulação com o (a) educador(a) responsável pela sala, encarregados de Educação, facilitando a consultadoria e formação a Educadores e Famílias. Os objetivos deste programa são: contribuir para o desenvolvimento: da Linguagem oral; da Consciência fonológica; do Conhecimento morfossintático; compreender a relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita; despertar a curiosidade para com o impresso, levando as crianças a pensar sobre ele e motivar para a leitura e para a aprendizagem. A partir do conto de uma história são trabalhadas as competências pré-leitoras, compreensão oral e vocabulário, competências fonéticas e consciência fonológica despertando e motivando as crianças para o gosto da leitura. Este projeto funciona de acordo com o modelo multinível de intervenção sendo que a realização da avaliação diagnóstica às competências das crianças uma etapa fundamental para se preparar a intervenção a seguir. No final de setembro e outubro a equipa técnica do Município avaliou cerca de 600 crianças (5 anos) ao nível das suas aptidões. O resultado dessa avaliação devolve às educadoras indicadores sobre o desenvolvimento das suas crianças, permitindo a identificação das áreas fortes e as áreas a melhorar de cada uma, potenciando-se ao máximo as suas aquisições de acordo com as suas potencialidades e necessidades. A estimulação precoce das competências pré-leitoras está devidamente estudada e analisada. Os resultados são claros quanto à pertinência da sua estimulação no decorrer da idade pré-escolar. É neste período que surgem as primeiras aquisições desenvolvimentais da consciência fonológica e como tal é também nesta faixa etária que devem começar a ser estimuladas estas competências linguísticas. É este trabalho em rede com todos os agentes educativos que tem permitido a identificação de necessidades, a agilização de respostas e recursos garantindo-se uma educação de excelência e de qualidade com todos e para todos.