• Acolhimento
    • › Mensagem do Presidente
    • › Mensagem do Vereador
  • Ação Social Escolar
    • › GIAE Online
    • › SIGA
    • › Regulamento Municipal da Educação
    • › Refeições Escolares
    • › Vouchers Material - Lista Livrarias
  • Rede de Educação e Formação
    • › Estabelecimentos de Ensino
    • › Rede Local de Educação e Formação
    • › Miniestágios
    • › Associações
    • › Oferta Educativa e Formativa
    • › Centro Qualifica
    • › Notícias
    • › Vídeos
  • Programas Educativos Municipais
    • › Clubes Ciência Viva
    • › GADI
    • › Educação para as Artes e Património Cultural
    • › Educação para a Saúde e Bem Estar
    • › Educação Ambiental
    • › Educação para a Cidadania
    • › Educação para a Inclusão
    • › Educação para a Inovação e Empreendedorismo
    • › Educação para o Conhecimento
    • › Educação para a Carreira
  • Serviços Educativos
    • › Apresentação
  • Documentação
    • › Plano Estratégico Educativo Municipal
    • › Plano Municipal de Melhoria e Eficácia na Escola
    • › Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
    • › Carta Educativa
    • › Famalicão Cidade Educadora
    • › Recursos e estudos diversos
    • › Contratos
  • Contactos

Rede de Educação e Formação

Notícias

FORAVE: ERASMUS + com formação de staff em Espanha e na Croácia

01 / ago / 2022
O ano letivo do staff da FORAVE encerra como começou, em mobilidade ERASMUS+.
Depois de vários elementos do staff docente e não docente terem tido a oportunidade de participar em reuniões de trabalho de projetos de partilha de boas práticas, em reuniões de associações internacionais de escolas VET, e em atividades de job shadowing e de acompanhamento de alunos em intercâmbio ou em estágio profissional, quatro docentes participam, nesta última semana de julho, em cursos de formação em Espanha e na Croácia.
O aperfeiçoamento da prática pedagógica e das competências técnicas e digitais do staff são alguns dos objetivos do Plano de Formação ERASMUS + estabelecido pela direção da FORAVE. Assim, estes docentes em mobilidade participarão nas formações Integrating ICT into Classroom: Digital Education Tools for Teachers e Introduction to Coding and Robotics with Arduino e partilharão as suas aprendizagens com os colegas no regresso à escola, em setembro.
O desenvolvimento de conhecimentos, competências e qualificações técnicas e transversais, de alunos e staff, está presente em todos os projetos Europeus em que a escola participa.
O terceiro trimestre iniciou-se com a coordenação da reunião de trabalho, em Madrid, do projeto We R Open - An educational approach for digital upskilling of Teaching, Managerial and Administrative staff of VET Schools. Os parceiros de escolas profissionais e entidades de formação de Itália, Espanha, Grécia e Chipre reuniram, sob a coordenação da FORAVE, para finalizar um conjunto de ferramentas online que permitirá apoiar as instituições de ensino/formação profissional no seu processo de digitalização e desenvolver ações e programas necessários ao staff docente e administrativo no seu esforço de requalificação de competências digitais e comunicacionais. Estas ferramentas terão a sua versão final em dezembro deste ano e serão partilhadas no site do projeto (weropen-project.eu) para serem utilizadas, de forma gratuita, por todas as escolas profissionais.
As competências do staff docente e não docente foram ainda o foco dos projetos The Future of the Jobs vs the Jobs of the Future e Hybrid Learning Lab for Industry 4.0 Mechatronics”. Assim, na Greaker Videregaende Skole, em Fredrikstad, na Noruega, a equipa da FORAVE participou na última reunião do projeto que se centrou nas competências digitais do professor do século XXI, tendo todos os parceiros participado numa visita à start-up KAHOOT, e no desenvolvimento das soft skills dos alunos através da partilha de um programa que promove a comunicação, a resolução de conflitos e a tutoria de pares. Por sua vez, no projeto Hybrid Learning Lab for Industry 4.0 Mechatronics, em Tartu, na Estónia, e com parceiros da Croácia, Estónia e Polónia, quatro docentes da escola participaram em atividades de formação e visitas a empresas locais com o objetivo de desenvolver uma Learning Unit que alinhe o ensino profissional, no domínio da mecatrónica, com as necessidades do mercado de trabalho no contexto da indústria 4.0, procurando desenvolver nos alunos as competências-chave necessárias para a sua participação ativa no mercado de trabalho.
A interrupção por vários meses das mobilidades ERASMUS+, devido à Pandemia Covid19, fez com que alguns projetos se prolongassem pelo que este trimestre viu terminarem quatro desses projetos focados no desenvolvimento das competências técnicas e transversais dos alunos.
A reunião final do projeto “Local solutions for global challenges”, com parceiros de escolas da Lituânia, Polónia, Espanha, Itália e Roménia, aconteceu em Inca, Espanha, tendo os alunos e professores da FORAVE participado em visitas a empresas e workshops relacionados com empreendedorismo, criação de negócios e globalização. A equipa da FORAVE partilhou ainda, na Feira Semanal Dijous, as empresas virtuais criadas pelos alunos e os produtos tipicamente portugueses que poderiam ser comercializados online.
Debater o uso excessivo de aparelhos eletrónicos e as suas consequências ambientais e sociais foi o tema central do projeto Abuse of New Electronic Devices, que viu a sua reunião final acontecer na Roménia. A equipa da FORAVE partilhou com os parceiros da Itália, Roménia e Turquia os resultados das pesquisas e dos inquéritos realizados, bem como os vídeos, apresentações e cartazes realizados pelos alunos com apelo à redução e reutilização de telemóveis, computadores e tablets.
Atrair um maior número de alunas para os cursos STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) foi um dos objetivos do projeto Guiding Girls to STEM for Grappling Gender Gap, que teve a sua reunião final em Tarquinia, Itália. As alunas da FORAVE participaram em workshops técnicos e motivacionais e em visitas de estudo a empresas, no sentido de desmistificar o papel das mulheres no mundo do trabalho, tentando acabar com o estereótipo de que existem trabalhos para homens e outros para mulheres.
O projeto Strong and Brave Women in European Democracy, que debateu o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais democrata, teve a sua última reunião na FORAVE. Vinte alunas de Turquia e da Polónia, conjuntamente com trinta alunos da FORAVE, participaram em workshops, dinamizados pela Casa da Juventude e pelo Famalicão MadeIn, relacionados com a temática do projeto e com o papel das mulheres no mundo dos negócios.
Por fim, vinte e um alunos finalistas dos cursos Técnico de Gestão, Técnico de Electrónica, Automação e Comando, Técnico de Qualidade Alimentar e Técnico de Manutenção Industrial realizaram os seus estágios curriculares em Salerno, na Itália, e Tenerife, na Espanha, tendo a oportunidade de aplicar e desenvolver, em contexto de trabalho internacional, os conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de formação e de desenvolver ainda as suas competências interculturais e linguísticas.
Partilhar
Anterior
Voltar
Seguinte

Newsletter:

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si. Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas na área da Educação.
Veja a nossa política de privacidade
VER ARQUIVO

Acolhimento

  • › Mensagem do Presidente
  • › Mensagem do Vereador

Ação Social Escolar

  • › GIAE Online
  • › SIGA
  • › Regulamento Municipal da Educação

Rede de Educação e Formação

  • › Estabelecimentos de Ensino
  • › Associações
  • › Oferta Educativa e Formativa
  • › Centro Qualifica
  • › Notícias
  • › Vídeos

Programas Educativos Municipais

  • › GADI
  • › Promoção do Património Cultural, Local e Cidadania
  • › Promoção das Competências Sociais e Emocionais
  • › Promoção dos Conteúdos Curriculares
  • › Promoção de Competências Empreendedoras, Inovação e Criatividade
  • › Promoção da Inclusão e Equidade

Serviços Educativos

  • › Apresentação

Documentação

  • › Plano Estratégico Educativo Municipal
  • › Plano Municipal de Melhoria e Eficácia na Escola
  • › Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
  • › Carta Educativa
  • › Famalicão Cidade Educadora

Contactos

Política de Privacidade

Copyright © 2025 | Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão | Todos os direitos reservados | handmade by brainhouse
  • Acolhimento
    • Mensagem do Presidente
    • Mensagem do Vereador
  • Ação Social Escolar
    • GIAE Online
    • SIGA
    • Regulamento Municipal da Educação
    • Refeições Escolares
    • Vouchers Material - Lista Livrarias
  • Notícias
    • Estabelecimentos de Ensino
    • Rede Local de Educação e Formação
    • Miniestágios
    • Associações
    • Oferta Educativa e Formativa
    • Centro Qualifica
    • Notícias
    • Vídeos
  • Programas Educativos Municipais
    • Clubes Ciência Viva
    • GADI
    • Educação para as Artes e Património Cultural
    • Educação para a Saúde e Bem Estar
    • Educação Ambiental
    • Educação para a Cidadania
    • Educação para a Inclusão
    • Educação para a Inovação e Empreendedorismo
    • Educação para o Conhecimento
    • Educação para a Carreira
  • Serviços Educativos
    • Apresentação
  • Documentação
    • Plano Estratégico Educativo Municipal
    • Plano Municipal de Melhoria e Eficácia na Escola
    • Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
    • Carta Educativa
    • Famalicão Cidade Educadora
    • Recursos e estudos diversos
    • Contratos
  • Contactos