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INA-Profissional no Parlamento dos Jovens

22 / fev / 2019
A sessão distrital do Parlamento dos Jovens, decorreu nos dias 18 e 19 de fevereiro e o ensino profissional do Instituto Nun’ Alvres esteve representado pela Paula Gomes e pelo Pedro Leal, em representação do grupo de deputados eleitos à sessão escolar, que decorreu após um período de preparação prévio que teve o apoio de deputados da Assembleia da República.
A Paula Gomes é aluna do 2º ano do curso de técnico/a auxiliar de saúde (TAS) e o Pedro Leal frequenta o 2º ano do curso de técnico/a de eletrónica, automação e computadores (TEAC), no INA, e foram acompanhados pelo Diogo Monteiro (1º TEAC) e pela professora Raquel Sá que conseguiu entusiasmar muitos alunos que formaram duas listas e concorreram à sessão escolar.
Na sessão escolar, foram discutidas as medidas propostas por cada uma das listas, tendo sido aprovadas duas delas. Uma das medidas contemplava a criação de um passe intermodal a implementar, progressivamente, em todo o país, com possibilidade de ser carregado numa plataforma digital que faria a gestão dos transportes utilizados e que poderia ser usados pelas empresas num formato semelhante ao do “cartão refeição” procurando, deste modo, incentivar à utilização dos transportes públicos. A outra medida, preconizava o incentivo à utilização de biodigestores nas criações agropecuárias e/ou nas cooperativas agrícolas. Os biodigestores são equipamentos que têm como objetivo (de forma muito resumida) acelerar o processo de decomposição de matéria orgânica na ausência de oxigénio e, desse modo, produzir biofertilizantes e bioenergia que pode “entrar” na rede pública e/ou ser utilizada pelos “próprios produtores” e, desse modo, reduzir a acumulação de resíduos alimentares e dejetos de animais, que contribuem imenso para o aquecimento global.
“A experiência é para repetir”, disse a “deputada” Paula Gomes, que considerou que esta atividade permitiu trabalharem competências, que complementam a sua formação académica e técnica, e que “só são possíveis de vivenciar, se não tiverem medo de arriscar, algo que aprendem desde o primeiro dia no INA”, acrescentou.
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