Três docentes do Agrupamento de Escolas Terras do Ave participaram, entre 12 e 16 de maio, numa mobilidade Erasmus+ de job shadowing na Eslovénia e na Croácia, com o objetivo de explorar novas metodologias de ensino, promover a inclusão e compreender diferentes culturas organizacionais. A semana foi rica em aprendizagens. Na Eslovénia, visitaram escolas com programas adaptados para alunos com dificuldades de aprendizagem e perturbações do espetro do autismo. Observou-se uma forte aposta em ambientes estruturados, afetivos e altamente personalizados, onde metodologias como Montessori, aprendizagem por projeto e coadjuvação docente promovem a autonomia e o envolvimento ativo dos alunos. Destaca-se a integração de atividades sensoriais, hortas pedagógicas e sessões dinamizadas por professores bibliotecários, que incentivam o gosto pela leitura e pela expressão criativa. A visita ao CIRIUS Kamnik, referência nacional no apoio a crianças e jovens com deficiências motoras e necessidades complexas, revelou a eficácia de modelos multidisciplinares que aliam educação, saúde e reabilitação num ambiente inclusivo e promotor da autonomia. No quarto dia, foram exploradas duas realidades contrastantes: uma unidade especializada em transição para a vida adulta e uma escola regular com práticas inclusivas em evolução. Entre as boas práticas observadas, destaca-se a terapia assistida por cães e a restrição do uso de telemóveis, num ambiente escolar muito positivo. A mobilidade terminou em Zagreb, com a visita ao Centro para Autistas, onde se pratica um ensino altamente diferenciado, com recurso a métodos como o TEACCH, o PECS e a ABA. Num ambiente visualmente estruturado, promove-se a comunicação, a autonomia e o bem-estar dos alunos com autismo severo. Esta experiência Erasmus+ foi profundamente enriquecedora, permitindo às docentes refletir sobre práticas inovadoras, reforçar competências interpessoais e pedagógicas, e trazer para o Agrupamento novas ideias de inclusão, igualdade e valorização da diferença.