EMStep é um projeto internacional financiado pelo programa Erasmus+ KA2 da Comissão Europeia, que decorre entre 1 de agosto de 2024 e 31 de julho de 2026. O seu foco principal é capacitar professores do 2.º ciclo do ensino básico (middle school) para promover a inclusão social, especialmente entre alunos vulneráveis, através de métodos de observação profissional e desenvolvimento docente. O EMStep pretende melhorar práticas educativas e promover a inclusão social de estudantes em situação de vulnerabilidade, reforçar o desenvolvimento profissional dos professores através da observação entre pares (peer observation) e diagnósticos em sala de aula e fomentar a colaboração entre investigadores, professores, líderes escolares e instituições de diferentes países para gerar impacto duradouro. O EMStep é coordenado pela EGE University (Turquia), com participação da Universidade do Porto (Portugal), ACADEMIA, Slovenia, D. A. Tsenov Academy of Economics (Bulgária), Me We Istituto di ricerca innovativa (Itália), e a Høgskolen i Østfold (Noruega). Entre as atividades planeadas estão o desenvolvimento de 15 ferramentas de observação em 7 línguas, adaptadas para uso em sala de aula, a criação de uma Plataforma Digital de Aprendizagem (Digital Learning Platform, DLP) que engloba módulos sobre inclusão social, liderança escolar, observação em pares e desenvolvimento profissional, a realização de observações diagnósticas em 18 escolas, análise de dados de cerca de 360 professores, e de várias ferramentas de liderança, o desenvolvimento de Planos de Aprendizagem Profissional (Professional Learning Plans, PLPs) escolares (18 escolas), com implementação de atividades concretas (54 atividades) e a produção de vídeos educacionais, cursos online, diretrizes e manuais para apoiar professores e líderes escolares. No ano letivo transato a FPCEUP, na sequência do trabalho de alguns anos desenvolvido na área da observação de pares, dirigiu o convite ao AEG para contribuir para o projeto EMStep, convite ao qual o Agrupamento, na pessoa do seu Diretor, prontamente aceitou. Este projeto teve já algumas ações, a saber: participação em reuniões de planeamento com as organizações e escolas parceiras, contribuiu para a validação dos instrumentos de avaliação a aplicar e, mais recentemente, esteve presente, com as professoras Amélia Barbosa e Carla castelo Branco, no workshop “3rd Transantional Meeting-1st workshop Me We istituto di Ricerca Innovativa”, em Florença, de 23 a 25 de setembro. Nestes dias de formação, os professores participantes, das instituições superiores e escolas parceiras, tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos na área da observação de pares e consequente aplicação de instrumentos de observação e, naturalmente, contactar com diferentes realidades e práticas educativas.