Na passada terça feira, dia 21 de outubro, realizou-se a primeira edição do Projeto “Doces Intervalos Literários” do presente ano letivo, na Sala de Professores da EB Conde de Arnoso. No sentido de fortalecer a integração dos novos docentes e reforçar os laços de colaboração entre todos os agentes educativos, a Equipa da Biblioteca Escolar Conde de Arnoso promoveu mais uma edição do Projeto supra, desta feita dedicado ao ato de “AcoLhER”. Durante o intervalo mais alargado, a leitura foi o ponto de partida para o “acolhimento”, numa apresentação Kamishibai, com algumas frases adaptadas dos livros “Caderno de encargos sentimentais” e “Máquina de escrever sentimentos”, de Inês Meneses, acompanhadas de ilustrações feitas por elementos da Equipa e docentes colaboradores da Biblioteca. As frases apelavam à importância da integração, do trabalho colaborativo e da entreajuda, da confiança, da motivação e da resiliência, necessárias para todos os professores. Entre os miminhos oferecidos pro bono pela Equipa, encontrava-se o bolo "Acolher", uma ideia que se desdobrava na expressão destacada nas maiúsculas: “A LER”. Mais uma vez, os “Doces Intervalos Literários” convidaram à partilha e ao convívio, desafiando os presentes a refletir sobre o poder transformador e acolhedor das palavras e da leitura. No espírito do evento foi também lançado um desafio: cada professor novo na escola recebeu um pequeno cartão para nele escrever frases ou excertos de livros marcantes. Este gesto simples proporcionou um momento de introspeção e de partilha pessoal em que os novos docentes se apresentaram a nível profissional e pessoal com histórias, vivências, memórias… Estes momentos, mais do que uma forma de acolhimento, constituem a celebração da troca de saberes, a construção de uma rede de apoio entre docentes e reforça a ideia de que, na Biblioteca Escolar, o conhecimento é partilhado, a integração é estimulada, e a leitura surge como veículo de união, emoção, colaboração no acolhimento a alunos, mas também aos professores.