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Próxima Conferência “(Re)Pensar a Educação: direito a ser Criança”

11 / jun / 2024

Repensar a educação, tendo em vista o direito a ser criança, é um tema crucial no contexto atual, que irá ser abordado no próximo dia 20 de junho, 5ª feira, pelas 21 horas, no auditório da CESPU, pelos oradores Luís Ribeiro, Presidente da APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância), e Américo Peças, professor e pedagogo.

A educação deve ir além da simples transmissão de conhecimentos teóricos e incluir aspectos que promovam o desenvolvimento integral das crianças. O que envolve criar um ambiente onde as crianças possam explorar, brincar, socializar e expressar-se livremente, respeitando o seu ritmo e as suas necessidades.

Brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Através do brincar,  aprendem a resolver problemas, a desenvolver habilidades motoras, e a adquirir competências sociais. Um sistema educativo em que se  valoriza o brincar reconhece que as crianças aprendem de múltiplas maneiras  e que a aprendizagem informal é tão importante quanto a aprendizagem formal.

As escolas e as cidades devem ser ambientes que respeitem e promovam os direitos das crianças, conforme estabelecido na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU. Isso inclui o direito a uma educação de qualidade, o direito ao lazer e à brincadeira, e o direito a serem ouvidas e a participarem ativamente nas decisões que afetam as suas vidas. Uma abordagem integral e holística na educação considera não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também o emocional, social e físico. Programas que incluem atividades artísticas, desportivas e de bem-estar emocional são fundamentais. Professores e educadores devem ser capacitados para identificar e apoiar as necessidades individuais de cada criança.

Para que essas mudanças sejam efetivas, é necessário um comprometimento político e investimentos adequados em infraestruturas, capacitação de professores, assistentes operacionais, equipas educativas e recursos pedagógicos. As políticas públicas devem ser direcionadas para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação que respeite o seu direito a ser criança.

Repensar a educação, colocando a criança no centro do processo, é um passo fundamental para garantir que as próximas gerações cresçam num ambiente que promova não apenas a aprendizagem formal, mas também o desenvolvimento integral em sua plenitude.

A Associação dos Profissionais de Educação de Infância tem contribuído para esta reflexão e na próxima sessão do Ciclo de Conferências em Educação vão partilhar connosco alguns dos trabalhos desenvolvidos nesta temática.

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