São Martinho foi celebrado nas escolas do AE Terras do Ave
11 / nov / 2025
O Dia de São Martinho foi celebrado nas escolas do Agrupamento de Escolas Terras do Ave. No dia 11 de novembro, a tradição popular foi assinalada nas escolas de Bairro, Oliveira São Mateus, Riba de Ave, Oliveira Santa Maria, Bente e Carreira.
Magusto na EB/JI de Bairro
No Dia de São Martinho, a EB/JI de Bairro celebrou esta tradição popular com muita alegria e espírito de partilha.
Nas salas de aula, as crianças ouviram e exploraram a história de São Martinho, realizaram pinturas temáticas e criaram cartuchos para as castanhas utilizando materiais reciclados, promovendo a criatividade e a consciência ambiental, no âmbito do projeto 'Eco-Escolas'.
No pátio do JI de Bairro, a fogueira reuniu todos em torno do calor e do cheirinho das castanhas assadas. O 1º Ciclo juntou-se ao Jardim de Infância, e juntos viveram momentos de verdadeiro convívio, com risos, saltos à fogueira e até o tradicional 'enfarruscar'.
Num espaço fantástico, vivenciou-se um dia repleto de boas memórias, tradição, alegria, partilha e amizade — digno do verdadeiro espírito de São Martinho, onde não faltou o lendário 'verão de S. Martinho' que permitiu que a tradição fosse vivida com muita alegria e diversão.
EB de Oliveira São Mateus comemora o São Martinho
No dia 11 de novembro, tal como na lenda, a chuva deu-nos tréguas, o sol brilhou e os alunos da EB de Oliveira São Mateus puderam comemorar o dia de São Martinho com a realização do tradicional magusto.
Mas antes, nas salas de aula, ouviram a lenda, ensaiaram canções, fizeram e decoraram os cartuchos que mais tardes iriam levar as castanhas e outras coisas relacionadas com esse dia especial em que se comemora o valor da partilha.
EB/JI de Riba de Ave celebra o Dia de São Martinho
Na terça-feira, dia 11 de novembro, foi comemorado o Dia de São Martinho na EB/JI de Riba de Ave, num terreno contíguo à escola.
Depois do intervalo, os alunos foram levados para o local onde decorreu a atividade e a coordenadora, juntamente com algumas assistentes operacionais, fizeram um 'ninho' de caruma, com material trazido de casa e com a ajuda de alguns rapazes. No meio, foram colocadas algumas castanhas. De seguida, acendeu-se a fogueira e, de imediato, fez-se uma espécie de tornado. As labaredas davam voltas, como se a fogueira se estivesse a contorcer.
Quando o fogo acalmou, a professora foi buscar castanhas e distribuiu-as pelos alunos.
Como já não havia castanhas e fogo, alguns deles saltaram à fogueira e também pintaram a cara com carvão, ao ponto de não dar para perceber quem eram.
De regresso à sala de aula, os alunos comeram as castanhas - que foram assadas na padaria. Estavam quentinhas e muito boas. Para as ajudar a empurrar, acompanharam com refrigerante de laranja.
Por último, as crianças brincaram na escalada, no campo de futebol, no escorrega e à apanhada.
Os alunos gostaram muito deste dia, porque foi um dia diferente e muito divertido.
Reviver o S. Martinho na EB de Oliveira Santa Maria
Na EB de Oliveira Santa Maria, o São Martinho foi celebrado com entusiasmo e espírito de partilha.
Nos dias que antecederam o 11 de novembro, as turmas dedicaram-se a diversas atividades relacionadas com esta tradição: ouviram e dramatizaram a lenda de São Martinho, exploraram as tradições desta época e realizaram o cartucho para colocarem as castanhas e outros trabalhos sobre o tema e o outono.
Já no próprio dia, não faltou o cheirinho das castanhas assadas, gentilmente preparadas pela Padaria Matos Reis, que fizeram as delícias de todos. A Junta de Freguesia contribuiu, como é habitual, com os sumos que acompanharam o lanche.
Foi uma manhã divertida, vivida com alegria e convívio, e o tempo ajudou — tendo mesmo direito a um verdadeiro dia de 'Verão de São Martinho'!
São Martinho na JI de Bente e na EB da Carreira
No passado dia 11 de novembro, o JI de Bente e a EB da Carreira reviveram tradições, com a comemoração do Dia de São Martinho. A data foi celebrada com a presença do grupo de escuteiros da freguesia da Carreira, que proporcionou às crianças momentos de interação e aprendizagem, com a realização de jogos e demonstrações musicais.
Os alunos entoaram maravilhosas canções de outono, saltaram à fogueira e deliciaram-se com as saborosas e tradicionais castanhas assadas, com a presença do habitual “verão de São Martinho” a relembrar a sua lenda.
Foi um momento de partilha, alegria e convívio, que serviu essencialmente para os alunos da escola puderem reviver a tradição popular.