Jardim de Infância de Brufe envolve comunidade no projeto Eco Escolas e na sustentabilidade
26 / jun / 2023
A Eco-Escola Jardim de Infância de Eiral, em Brufe, Vila Nova de Famalicão, reuniu esta terça-feira, 20 de junho, o seu terceiro e último Ecoconselho comunitário em prol da sustentabilidade. A reunião teve lugar nas instalações do JI e congregou os parceiros envolvidos na defesa da casa comum que é o planeta Terra, em particular no que se refere ao ambiente local na freguesia. “Esta reunião destinou-se a fazer um balanço dos objetivos propostos e respetivas atividades realizadas ao longo do ano e constantes do Plano de Ação previamente desenhado”, destaca Manuela Passos, educadora de uma das turmas e Coordenadora do projeto Eco-Escolas neste estabelecimento de ensino. A reunião contou com a presença de representantes dos vários ecoparceiros envolvidos no projeto, nomeadamente Associação de Pais, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Junta de Freguesia de Brufe, Resinorte, ACIP, BrufeBTT, Estufas 28, Hiperlitoral, Louropel e Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, bem como representantes das docentes, assistentes operacionais e crianças. “Os nossos ecoparceiros têm sido imprescindíveis à implementação adequada deste programa”, reforça a educadora de infância, feliz com a disponibilidade e interesse manifestados pelas instituições convidadas a participar, no presente ano letivo, na concretização deste projeto dinamizado a nível nacional pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e em que o Município de Famalicão assume uma forte aposta.
Eco-Escola JI de Brufe centrou atenções nos resíduos, água, energia e espaços exteriores
O foco da ação da comunidade educativa da Eco-Escola JI de Brufe, neste ano letivo 2022-2023, centrou-se na exploração de conteúdos relativos aos resíduos, água, energia e espaços exteriores, tendo-se esta concretizado em atividades realizadas ao longo dos 2º e 3º períodos. Assim, ao longo do intervalo de tempo referido, foram realizados a separação de resíduos pelos diversos ecopontos – papel, embalagens e orgânicos, bem como a separação de óleos alimentares -, mediante a aplicação da política dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e realização de compostagem, diminuição do caudal das torneiras e autoclismos, aproveitamento da água da chuva para rega das plantas, embelezamento do jardim com plantas suculentas (de baixo consumo de água), de modo a poupar um mínimo de 5% no consumo deste valioso recurso, implementação de sinalética “O último apaga a luz” nas instalações escolares, substituição de iluminação com colocação de lâmpadas de tecnologia LED e implantação de lâmpadas de energia solar no jardim e o incentivo ao consumo de produtos biológicos mediante a construção de uma horta escolar.
Sensibilizar para a sustentabilidade ambiental e mudança de comportamentos
Para consolidar o comportamento das crianças envolvidas, a Eco-Escola JI de Brufe decidiu ainda realizar uma série de atividades pontuais ao longo do ano em curso. Dentre estas atividades, destaque para a participação em Festividades tendo em conta a reutilização de materiais, entre elas as Janeiras, Semana dos Afetos, Carnaval, Dia do Pai, Páscoa, Dia da Mãe e Santo António, mas também a participação no 1º Encontro de Eco-Escolas de Famalicão realizado em Bairro, o Dia da Árvore, nos workshops Biodiversidade do Parque da Devesa, Reciclagem de Papel, Plantas Suculentas e visita à Quinta Pedagógica de Pindela, em S. Tiago da Cruz. Para lá do seu envolvimento emocional e efetivo em casa, as famílias das crianças da Eco-Escola JI de Brufe participaram diretamente na construção de espantalhos para a Horta Biológica e na construção de casas-ninho para os pássaros do logradouro escolar. “A concretização de todas estas atividades, com o intuito de sensibilizar as nossas crianças para aquela que é uma das problemáticas mais sérias da atualidade - a sustentabilidade ambiental – e a correspondente indispensável mudança de comportamentos, extensiva às famílias, com a adoção de práticas adequadas ao Planeta foi ao encontro do projeto Eco-Escolas aqui implementado”, conclui Manuela Passos.