Um guia prático sobre «Estratégias para superar os desafios da educação» é mote para mais uma sessão das Conferências em Educação, promovidas pelo município de Famalicão, em que o convidado é Nuno Pinto Martins, fundador do projeto Educar pela Positiva, autor do livro com o mesmo título, e formador certificado em Disciplina Positiva e Inteligência Emocional.
Ler maisO Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), dedicou o dia 08 de setembro à preparação do que vai ser o trabalho na UAARE - Unidade de Apoio Ao Alto Rendimento na Escola ao longo do ano letivo. UAARE é programa que visa a articulação eficaz entre o agrupamento e os diversos intervenientes, tendo por objetivo conciliar a atividade escolar com a prática desportiva de alunos-atletas
Ler maisAno letivo arranca “com tranquilidade” em Famalicão com investimento de 28 milhões
Ler maisO Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão tem inscrições abertas para adultos que pretendam encetar o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), que visa validar e certificar competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida. O processo destina-se a pessoas a partir dos 18 anos que pretendam completar o 4.º, 6.º, 9.º ou o 12.º ano de escolaridade.
Ler maisO presidente da Câmara de Famalicão deu hoje as boas-vindas a 25 novos colaboradores que, a partir de agora, estão ao serviço do município e vão trabalhar nas escolas do concelho, colmatando as necessidades registadas para garantir a eficácia e operacionalidade dos estabelecimentos de ensino quando dentro de poucos dias acontecer o início do novo ano letivo.
Ler maisO Geo International Camp 2023 envolveu dezenas de jovens na discussão e proposta de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram semanas de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal.
Ler maisA PASEC organizou o primeiro projeto Erasmus Disvover EU Inclusion de Portugal e um dos maiores da União Europeia. Trinta jovens e seis mentores, representando seis grupos de mobilidade, puderam fazer de comboio vigem por oito países da União Europeia e visitar algumas das mais icónicas cidades da Europa num projeto de mobilidade, Educação Intercultural e Educação para a Cidadania Europeia.
Ler maisForam cerca de quatro dezenas de jovens que tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar através da educação não formal as novas linguagens da Interculturalidade em mais um projeto de mobilidade europeia da PASEC. Este projeto de mobilidade teve como nome «Survival Camp International»
Ler maisDecorreu no auditório da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL (CESPU), em Vila Nova de Famalicão, o Evento Multiplicador do Projeto Marka, organizado pelo Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) e pela Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), com os objetivos de divulgar o trabalho desenvolvido pelos parceiros locais e internacionais, apresentar os produtos finais e analisar o impacto do projeto na comunidade escolar.
Ler maisA Eco-Escola Jardim de Infância de Eiral, em Brufe, Vila Nova de Famalicão, reuniu o seu terceiro e último Ecoconselho comunitário em prol da sustentabilidade. A reunião teve lugar nas instalações do Jardim de Infância e congregou os parceiros envolvidos na defesa da casa comum que é o planeta Terra, em particular no que se refere ao ambiente local na freguesia.
Ler maisO recreio, como espaço de diversão e de competências para crescer, é tema para a reflexão em mais uma das Conferências em Educação, promovidas pelo Município de Famalicão e a realizar na quinta-feira, 29 de junho, com a participação de Teresa Freire, docente da Universidade do Minho e de João Costa, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Ler maisA arte(s) leva(m) à descoberta de imensas possibilidades em nós,
nos outros e no mundo… Nesta escola sem muros, este mural e os criados
no âmbito do Projeto “Muros com Vida”/Eco-Escolas são os pioneiros de
uma escola com murais. Esta arte de parede/ arte de rua/arte urbana tem
poder transformador e é uma ferramenta maravilhosa de aprendizagem.
Este
mural enquadra-se num processo criativo que partiu do facto histórico
do acolhimento de 5500 crianças austríacas em Portugal, após a Segunda
Guerra Mundial (entre 1947 a 1952), ao abrigo do programa Cáritas.