As áreas abrangidas incluem setores como hotelaria e
restauração, eletricista de instalações, auxiliar de saúde, geriatria,
ação educativa, comércio, trabalho administrativo e secretariado.
Este
processo é direcionado exclusivamente para maiores de 18 anos que
possuam experiência profissional relevante em qualquer uma destas áreas.
O objetivo é que os candidatos possam obter uma qualificação formal, de
nível 2 ou nível 4, através do Processo de Reconhecimento, Validação e
Certificação de Competências (RVCC).
O público presente aplaudiu
o esforço e o entusiamo dos jovens modelos, que trouxeram um toque de alegria e
originalidade ao evento. A
feira foi um excelente exemplo de como a união entre a escola e a comunidade
pode resultar em projetos significativos e envolventes.
No II Encontro Nacional de 2024 do grupo de trabalho das Cidades Inclusivas da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), realizado em Almada no dia 11 de outubro, o Município de Vila Nova de Famalicão apresentou a iniciativa "Arte e musicoterapia: uma resposta inclusiva". Essa apresentação destacou o trabalho colaborativo do Centro de Recursos Educativos com os agrupamentos de escolas e instituições que atuam na área da deficiência do nosso concelho, sublinhando o papel da arte e da musicoterapia na promoção da inclusão.
Ler maisO dia UAARE continuou com a intervenção do DR. Carlos Teixeira, docente da CESPU, com a palestra “Higiene do Sono”. Os alunos atletas compreenderam que o repouso é uma componente importante no processo de treino e que as horas dedicadas ao sono permitem um retorno com qualidade na resposta psicomotora do desporto desenvolvido, bem como nas aprendizagens escolares.
Ler maisEste foi o título com que, no final do ano letivo 2023-24, se anunciou que a aluna do 12.º K, Rita Kellner Marinho Carvalho, tinha ganho o prestigiado concurso nacional “Traduzir 2024” na área linguística de espanhol e que a cerimónia de entrega dos prémios ocorreria no início de 2024-25, algo que aconteceu no início deste mês de outubro, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Ler maisOs alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II comemoraram o Dia Europeu das Línguas.
Esta atividade, planificada pelo Departamento de Línguas, consistiu na elaboração de símbolos alusivos ao tema central Viagens, construídos com materiais reciclados.
O AE D. Maria II comemorou, mais uma vez, o Dia Europeu do Desporto na Escola, integrado na Semana Europeia do Desporto. A adesão não podia ter sido mais entusiástica.
Com tantas modalidades à escolha, não há desculpa para ficares quieto! Procura informações mais específicas junto do teu professor de Educação Física.
O projeto Erasmus+ KA 210 intitulado “Green Math with STEM”, realizado entre os dias 24 e 27 de setembro em Subótica, na Sérvia, reuniu 5 professores portugueses, 5 turcos, 5 italianos e 3 sérvios, num fórum de discussão focado em temas que propõem um ensino baseado em STEM (Science, Technology, Engineering and Maths – ciência, tecnologia, engenharia e matemática), integrada numa abordagem interdisciplinar inovadora.
Ler maisDurante a primeira semana de aulas, a comunidade educativa da Escola Básica Terras do Ave organizou uma campanha solidária de recolha de material escolar, destinada a apoiar a 22.ª Missão Humanitave. O material recolhido será entregue na Guiné-Bissau, com o objetivo de proporcionar aos alunos locais melhores condições de aprendizagem e promover uma educação mais digna e justa.
Ler maisEsta sessão, dinamizada pelo GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) em colaboração com a EMAEI, teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e orientação, ajudando os pais a prepararem os seus filhos para esta nova fase de forma a tornar a transição para o ambiente escolar o mais tranquila e positiva possível.
Durante o encontro, foram apresentadas diversas estratégias que visam facilitar a adaptação das crianças ao 1.º ciclo do ensino básico, abordando aspetos práticos e emocionais.
O projeto, que faz parte da iniciativa DiscoverEU, é especialmente direcionado a jovens de 18 anos, já fora da escola, mas que continuam a ser uma parte ativa e valiosa da comunidade. A inclusão destes jovens sublinha a importância de garantir que todos, independentemente de estarem inseridos num contexto escolar ou não, tenham acesso a oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Ler maisDurante a sessão, o Professor Gregor Skumavc apresentou o sistema educativo esloveno, destacando as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas na sua escola, que tem sido um exemplo na integração de alunos com necessidades especiais.
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