No seguimento do seu processo de internacionalização, o AEPBS terá, a partir deste ano, mais projetos no âmbito do Programa Erasmus+. Assim, para além dos estágios profissionais integrados em cursos do Ensino e Formação Profissional, no âmbito do projeto More skills, best opportunities!, que têm permitido elevar as qualificações dos nossos alunos, proporcionando-lhes uma experiência formativa e profissional no estrangeiro, iniciamos em 2020 três novos projetos. O AEPBS é coordenador do projeto “Stories of all, Stories for all - a digital approach to storytelling”, candidatura nº 2020-1-PT01-KA229-078348_1, tendo como parceiras cinco outras escolas da Estónia, Itália, Espanha, Turquia e Polónia. É um projeto para dois anos, terminando em agosto de 2022. A temática central são as narrativas digitais. O projeto desenvolve-se em etapas, que envolvem a identidade e património locais, mas também outras temáticas formais e informais do currículo, e o uso de ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de projeto e a abordagem CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua) serão também tratados. Somos parceiros do projeto Erasmus+ KA202-70A0DD97 “Innovative agricultural techniques to boost entrepreneurial skills of future farmers” dirigido preferencialmente aos alunos dos cursos profissionais. Este projeto, no âmbito da sustentabilidade e do empreendedorismo, consiste no ensino e aplicação de metodologia ativa destinada aos agricultores do futuro, em linha com a estratégia 2030, na qual se prevê que a profissão de agricultor seja uma das mais qualificadas e necessárias. A abordagem da temática inclui formas de planeamento, ação, verificação e implementação de start-ups agrícolas, e as áreas de estudo abarcam as características do solo e do ar, a preservação ambiental e formas de inovação nas práticas agrícolas, e a criação e gestão de negócios na área agrícola. Esta temática pode reavivar uma área de desenvolvimento diferente do crescimento industrial que tem sido conduzido na nossa região e abrir novos horizontes profissionais aos alunos do Ensino e Formação Profissional. O AEPBS é ainda parceiro do projeto “Virtuosamente_Virtuali”, Candidatura N.º 2020-1-IT02-KA229-079958_4, juntamente com cinco outras escolas: 3 escolas italianas, uma escola na Suécia e outra na Turquia. Com término previsto, igualmente, a agosto de 2022, este projeto vai debruçar-se sobre a inovação em ambientes de aprendizagem, com particular referência ao tipo de recursos e estratégias didáticas, numa perspetiva intergeracional, envolvendo diversos níveis de ensino, e pensando na sala de aula como um espaço tecnológico: desde a aula com ferramentas da web 3.0, passando pela abordagem BYOD – Bring your own device, pela sala de aula invertida (Flipped Classroom), até experiências piloto que visam o uso integrado de métodos e abordagens, desenvolvendo a Literacia Digital. Os projetos Erasmus proporcionam, em todas as fases da vida, oportunidades verdadeiramente estimulantes de aprendizagem em toda a Europa, quer em sala de aula, quer em outros cenários educativos ou profissionais. Desenvolvem-se competências multifacetadas que promovem experiências ricas e diversas a nível pessoal, académico e profissional, ajudando a criar um Espaço Educativo Europeu construído com o contributo de todos os cidadãos, baseado na participação democrática, na tolerância e na diversidade. (O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas)