A empresa Leica, sediada em Lousado, e com a qual a Forave estabeleceu um protocolo de cooperação em 2024, dinamizou uma sessão de apresentação aos alunos dos primeiros anos dos cursos de Mecatrónica e de Eletrónica, Automação e Comando, no dia 26 de junho. Esta cooperação visa estreitar a ligação entre alunos e o setor industrial, abrindo portas a estágios, visitas técnicas e futuros projetos colaborativos. A sessão foi dinamizada por Ana Azevedo, Recursos Humanos, e José Nunes, Departamento de Montagem. Os alunos puderam conhecer a história da empresa desde a sua fundação, na Alemanha, por Ernst Leitz, e os vários processos envolvidos nas áreas de produção - mecânica, ótica e montagem.
Foi-lhes explicado todo o processo produtivo detalhadamente, desde a exibição de vídeos até à observação de amostras das placas de circuito impresso presente nos equipamentos, nomeadamente em máquinas fotográficas e em binóculos.
O processo produtivo dos equipamentos Leica passa, inicialmente, pelo desenvolvimento dos respetivos circuitos eletrónicos; de seguida, pela elaboração das placas de circuito impresso - PCB - e respetivo tratamento, pela colocação da pasta de soldadura e inserção dos componentes para, posteriormente, serem soldados com ar quente. Todas estas fases decorrem num processo totalmente automático. Por fim, foi ainda apresentado todo o sistema de controlo de qualidade das placas eletrónicas, recorrendo à visão artificial para detetar possíveis defeitos.
A apresentação foi muito dinâmica e motivadora para os alunos presentes, que tiveram oportunidade de colocar questões, esclarecer dúvidas e curiosidades e de compreender o funcionamento do sistema de captação de estagiários para a unidade produtiva da empresa.