Um dos momentos mais marcantes foi a visita à OutSystems, S.A., uma das empresas "unicórnio" portuguesas, reconhecida mundialmente pela liderança no desenvolvimento de plataformas low-code. Com um valor de mercado superior a mil milhões de dólares, a OutSystems destacou-se como referência na indústria tecnológica global. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade única de observar, em primeira mão, a criação de uma aplicação móvel.
Ler maisDurante a manhã, os alunos de Geografia C visitaram a Universidade de Aveiro, enquanto os estudantes de Proteção Civil deslocaram-se ao ISCIA (Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração). No ISCIA, tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre as saídas profissionais dos CTESP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) e de explorar, de forma mais detalhada, a licenciatura em Proteção Civil.
Ler maisA competição reuniu 65 alunos provenientes de três agrupamentos escolares: Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Agrupamento de Escolas Santos Simões e o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado. Destes, o AEPBS destacou-se com uma forte participação de 40 alunos, dos quais 30 competiram como nadadores e 10 desempenharam funções essenciais na organização, atuando como juízes, árbitros e cronometristas.
O objetivo principal foi sensibilizar os jovens para a identificação de situações de violência e desigualdade ainda presentes na sociedade, incentivando-os a adotar uma atitude ativa e consciente na construção de um futuro mais justo.
Ler maisA iniciativa faz parte do Plano de Ação para a Disciplina (PADIS), um programa implementado pelo agrupamento com o objetivo de promover a convivência harmoniosa e a excelência no ambiente escolar. Durante o evento, a Dra. Helena Pereira destacou a importância de valorizar os esforços coletivos e o impacto positivo que comportamentos salutares têm na comunidade escolar.
Ler maisDeste modo, no teto do átrio da escola encontram-se afixadas 91 estrelas de
David, feitas por alunos do 9º ano de escolaridade, nas disciplinas de História e
Educação Visual, em memória das vidas que se perderam na Noite dos Cristais
(Kristallnacht), de 9 para 10 de novembro de 1938, na qual os nazis prenderam e
deportaram aproximadamente 30000 judeus por toda a Alemanha. Incendiaram igualmente cerca de 200 sinagogas e destruíram à volta de 7500
estabelecimentos comerciais pertencentes à comunidade judaica alemã.
No âmbito das comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, a biblioteca Nuno Simões está a desenvolver, junto das turmas do 2º ciclo, ações informativas, com o objetivo de divulgar a vida e obra de Camões. No final, como forma de testarem os conhecimentos adquiridos, os alunos, em grupo, são convidados a responder a um divertido questionário (Kahoot).
Ler maisDestaque para Pedro Carsane, que alcançou um meritório 2.º lugar, e para o excelente desempenho coletivo das equipas da escola, que evidenciaram o esforço e a dedicação de todos os participantes.
Ler maisNo passado dia 14 de janeiro, o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Mário Passos, recebeu, muito gentilmente, em audiência, um grupo de alunos destas turmas. Durante a reunião, os jovens tiveram a oportunidade de apresentar propostas e de discutir ideias para melhorar o funcionamento do CROA.
Ler maisNa manhã do dia 16 de janeiro, a Biblioteca da Escola Conde de Arnoso, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, transformou-se num palco, no qual os alunos do 9.º I protagonizaram uma dramatização inesquecível. Inspirados pela obra “Maria Moisés”, de Camilo Castelo Branco, e pelo clássico “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, os estudantes realizaram uma adaptação criativa no âmbito do DAC “Luzes, Câmara, Ação!” e da atividade P10L.
Ler maisA atividade foi dinamizada pelo grupo de Português, do Departamento de Línguas, e teve como objetivo proporcionar aos alunos uma forma diferente e envolvente de compreender a obra vicentina, estimulando o gosto pelo teatro e consolidando os conhecimentos adquiridos em contexto letivo.
A adaptação de Auto da Barca do Inferno, produzida pela AGON/Momento - Artistas Ind-pendentes, com coprodução da Casa das Artes de Famalicão, ofereceu uma abordagem inovadora e dinâmica da alegoria.