Nesta sessão foi destacada a importância da representação política, do processo legislativo e do papel dos jovens na construção das políticas públicas.
De seguida, o Deputado conversou com os estudantes sobre o tema deste ano, as novas tecnologias, e respondeu às várias questões levantadas.
A comunidade educativa do
Agrupamento de Escolas AECCB foi desafiada a participar numa nobre iniciativa
de solidariedade: a doação de lápis de cor à Fundação Ronald McDonald. Esta
instituição, através de projetos como as casas residenciais para familiares de
crianças hospitalizadas, tem como missão proporcionar às famílias a
possibilidade de estarem perto do apoio médico de que necessitam, enquanto
permanecem unidas nos momentos mais desafiantes.
O AECCB assinalou, no dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos e dinamizou um conjunto de iniciativas que visam desenvolver a ética do cuidado e a construção de pontes, assente na Metodologia UBUNTU.
Ler maisForam recolhidos mais de 15 quilos de radiografias que serão entregues à AMI que lhe dará o tratamento adequado, já que a prata resultante da sua reciclagem é uma fonte de receitas muito importante para o trabalho social da AMI em Portugal.
Ler maisO AECCB tem em curso um trabalho diferenciador em que, através do projeto profiss(AÇ)ÕES, de intervenção especializada, se exploram diferentes oportunidades laborais para os alunos com adaptações curriculares significativas.
Com uma metodologia ativa e experimental , a cada três semanas explora-se uma profissão e estabelecem-se sinergias no sentido de conhecerem e “viverem” a profissão.
Durante o evento,
discutiram-se temas fundamentais para as gerações atuais,
como os benefícios e os riscos associados às
novas tecnologias, a sua utilidade no
quotidiano e os cuidados necessários para uma utilização
segura e consciente. A troca
de ideias foi enriquecida pela intervenção
entusiástica dos alunos, que participaram
ativamente com questões e reflexões sobre o
impacto destas ferramentas no se
Numa atividade de articulação entre as diferentes áreas disciplinares, os alunos do 3.º ano da escola de Delães, apresentaram aos seus colegas de escola, a encenação de três lendas históricas: “A lenda do Galo de Barcelos”, “A lenda do Rio Ave” e a “lenda de S. Martinho”.
As lendas são uma forma de conhecer o nosso passado e estudar os costumes e as tradições.
Mais do que uma experiência gastronómica, esta iniciativa foi um momento de convivência e trabalho em equipa, onde o respeito pelas diferenças e o entusiasmo pela descoberta de novas culturas estiveram em destaque. O evento reforçou a escola como um espaço inclusivo e multicultural, promovendo valores como a tolerância, a partilha e a solidariedade.
Ler maisO principal objetivo deste encontro foi sensibilizar para a importância da diversidade e inclusão no contexto da cidadania europeia e multiculturalidade. Foi destacada a necessidade de fomentar uma atitude mais aberta e acolhedora, promovendo a convivência harmoniosa entre diferentes culturas.
Ler maisOutro evento inesquecível foi uma festa comunitária que envolveu a escola, famílias e entidades locais. Entre mesas recheadas de doces típicos, música popular e danças intergeracionais, o convívio reforçou os laços entre gerações. Houve também momentos simbólicos, como a oferta de postais natalícios feitos pelos alunos, representando o espírito de gratidão e amizade.
Ler maisEntre os dias 18 e 23 de dezembro, cerca de 20 crianças e jovens irão participar em mais uma edição das Férias Inclusivas de Inverno, promovidas pelo município. O Centro de Recursos Educativos, em Vale São Cosme acolhe a iniciativa, que se realiza anualmente. O objetivo é proporcionar momentos de lazer, aprendizagem e interação num ambiente acolhedor e inclusivo, criando memórias inesquecíveis. É uma resposta que se pretende que seja um apoio às famílias que não tendo retaguarda, vêem aqui a possibilidade de estarem assegurados os cuidados necessários às crianças também nos períodos de pausa letiva.
Ler maisMargarida Magalhães acabou de cumprir um Estágio de 3 meses na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Nesta experiência única de capacitação e desenvolvimento pessoal, beneficiou de um apoio financeiro da Câmara Municipal ao candidatar-se ao Programa Municipal de Bolsas de Talento Jovem.