Na semana de 31 de março a 4 de abril, os alunos do 1.º ao 3.º ciclo receberam um TPC diferente: cinco pequenos desafios diários dedicados ao afeto, ao bem-estar emocional e à partilha em família. Promovida pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, esta iniciativa teve como inspiração a abordagem Whole School Approach, que defende uma escola centrada na pessoa, envolvendo toda a comunidade educativa na promoção do desenvolvimento integral dos alunos. Durante a semana, os alunos: • Escreveram elogios a si próprios e a pessoas especiais; • Criaram mensagens motivacionais para decorar a escola; • Trouxeram objetos simbólicos de momentos marcantes; • Fizeram uma caminhada consciente com alguém especial; • Prepararam uma refeição em família, partilhando tempo de qualidade. Mais do que tarefas, foram momentos de escuta, carinho e conexão, que colocaram o foco na importância da saúde mental e no papel da escola como espaço de crescimento humano. Estas propostas, simples mas profundamente significativas, só ganham verdadeiro impacto quando envolvem também o ambiente familiar, alargando a ação da escola para além das suas paredes. É neste compromisso partilhado entre escola e família, sustentado numa lógica de acompanhamento e melhoria contínua, que se constrói uma educação mais humana, atenta e promotora do bem-estar. Uma escola verdadeiramente ao serviço integral das pessoas, que educa com sentido, vínculo e propósito. Pequenos gestos, grandes impactos — porque educar é, também, cuidar!