AE D. Sancho I: Novo Ano, Nova Marca – A Mesma Identidade
01 / out / 2019
A valorização da História torna o presente mais percetível ao olhar de cada um e com ela aprendemos que a evolução só é possível com a mudança. Este ano letivo decidimos continuar na senda da renovação dando uma nova imagem ao logótipo da Escola… sem nunca cortar o fio da História que ao longo dos anos nos vem unindo. Por isso, apresentamos a reconfiguração do logótipo que reflete um design único, moderno, simples e, simultaneamente, memorável e apelativo, reforçando a reputação desta instituição. O equilíbrio e a simetria desta identidade visual inspiram confiança e lealdade. As linhas retas dos losangos transmitem ordem e clareza e representam a partilha e a difusão de informação e do conhecimento, caminhos que se unem e se cruzam entre os diversos tipos de saberes. São linhas modernas, de influências contemporâneas, que se fundem com referências históricas do Rei de Portugal de 1185 – D. Sancho I. O aparo reforça a ideia de que a herança do passado proporciona uma contínua reescrita do presente num processo de projeção do futuro. Os três losangos que encimam a coroa remetem para as três dimensões centrais do perfil dos alunos na escolaridade obrigatória: Conhecimento, Capacidade e Atitude. Este novo padrão visual do logótipo, que o torna reconhecido e diferenciador, associa-se aos desafios da educação do século XXI e, consequentemente, às competências que os alunos necessitam – conhecer, valorizar e agir – intrinsecamente ligadas, pois, apesar de cada uma ter as suas características próprias, complementam-se e o logótipo ilustra e congrega esta realidade. O logótipo reforça a ideia de que a herança do passado é narrada e combinada com a necessidade de olhar para o futuro. E, tal como dizia Einstein, tenhamos em mente que tudo o que aprendemos na escola é trabalho de muitas gerações.