AE PEDOME: A Matemática no Pré-Escolar, para além dos números
18 / nov / 2022
As Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (2016) integram “Um conjunto de princípios gerais e organizados para serem utilizados pelo educador para tomar decisões sobre a sua prática, ou seja, planear e avaliar o processo educativo a desenvolver com as crianças” (p. 13). No âmbito da matemática, estas orientações incidem principalmente sobre o desenvolvimento do sentido de número, da organização de dados, da geometria e da medida. Na ideia de que o desenvolvimento matemático nos primeiros anos de vida é fundamental e que o sucesso das aprendizagens futuras depende da qualidade das experiências proporcionadas às crianças quotidianamente. Por isso as crianças do JI6, brincaram ao “Mercadinho do próximo Natal” e em feito de dramatização: substituíram euros por legos, atribuíram preços a objetos por eles escolhido para vender; jogaram ao faz de conta como vendedores e compradores; fizeram cálculos de somar e subtrair para dar trocos; entre outras tarefas. Paralelamente a esta atividade no domínio da literacia financeira e da matemática, adicionámos a expressão oral, com a troca de papéis escolhidos pelas crianças em estratégia de Grande grupo e nos diálogos como protagonistas da suposta “experiência de venda”. A aprendizagem ainda, ao nível de articulação de conhecimentos em alguns domínios de cidadania e desenvolvimento verificou-se no respeito pelas desigualdades das aprendizagens ao nível das crianças mais pequenas; pela interajuda em debate de explicações de raciocínio; pelo cumprimento de regras estabelecidas no início da atividade e pela colaboração entre todos. Desta forma, o adulto teve um papel importante no modo como as crianças iam construindo a sua relação com várias noções, especificamente, com a compra e venda de produtos e outras noções, mais específicas no domínio da matemática. Este domínio da área das “Expressão e Comunicação” está presente nas suas brincadeiras, que devem ser incentivadas, pois aproveitar as experiências anteriores das crianças e as oportunidades que ocorrem naturalmente é crucial, tendo em conta, que a aprendizagem matemática mais significativa, resulta das experiências e do contacto com os materiais que interessam às crianças. Por tudo o que foi anteriormente exposto, consideramos que se justifica a publicação desta iniciativa, ao longo da qual se pretendeu dotar as crianças dos 3 aos 6 anos de aprendizagens que facilitem a aquisição das competências matemáticas, respeitando os seus estádios de desenvolvimentos, em articulação com outras áreas do saber. O “Mercadinho de Natal” foi o mote de mais e melhores momento de aprendizagem partindo dos interesses e necessidades das crianças do JI6.