AECCB: Construção de um currículo identitário, em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda
04 / fev / 2022
Correspondendo ao primeiro desafio do projeto MARKA, a realização de um workshop na entidade parceira, os alunos do 12º L de Línguas e Humanidades, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, realizaram uma visita guiada pelo Museu do Surrealismo, na Fundação Cupertino de Miranda em Famalicão. Os alunos abordaram as questões dos valores, princípios e principais técnicas surrealistas, a partir da análise de obras de Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, Júlio e Fernando Lemos. Os alunos exploraram ainda diários de Cruzeiro Seixas, bem como diversos materiais de Mário Cesariny e de outros surrealistas, produzidos, por exemplo, durante os anos 50, a década do silêncio”, que inspirarão os futuros trabalhos a realizar, na componente científica e artística. O projeto MARKA pretende que os jovens criem um diário de turma, usando a máxima liberdade criativa, fora de toda a preocupação estética ou moral. Os alunos do 12º ano de Línguas e Humanidades foram envolvidos na temática do surrealismo, desenvolvendo um conjunto de atividades locais que serão posteriormente partilhadas com os parceiros internacionais do projeto Erasmus+, Marka, inovação e inclusão na construção de um currículo identitário.