AECCB: Programa Erasmus + / Projeto Marka leva alunos a Roma
23 / mar / 2022
No âmbito do Programa Erasmus + “Inovação e Inclusão na Construção de um Currículo Identitário”, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) esteve em mobilidade em Roma, Itália. A escola anfitriã foi o Liceo Scientifico Louis Pasteur e contou com a presença de delegações da Estónia, da Macedónia do Norte e, em modo virtual, de Chipre. A equipa do AECCB foi constituída pelos professores Pedro Afonso (1.º CEB), Paulo Lisboa (2.º CEB) e Sónia Barreiras (3.º CEB/Secundário) e pelos alunos Martim Pereira e Daria Rolska (1.ºCEB), Jacinto Pires (2.ºCEB), Inês Galas (3.ºCEB), Mariana Sá e Helena Magalhães (Secundário). Pela primeira vez, estiveram presentes, na mesma mobilidade, alunos de todos os ciclos e níveis de ensino do agrupamento. De referir, ainda, que a delegação portuguesa contou com a presença de duas docentes da Universidade do Porto, Louise Lima e Daniela Ferreira, que acompanham a implementação do Projeto Marka, com vista à sua certificação científica e inclusão num Guia Metodológico para a construção de um currículo identitário. Em síntese, o Projeto Marka tem como base a participação das entidades locais nas dinâmicas da escola, no sentido de potenciar e diversificar o currículo nacional. No AECCB, o projeto desdobra-se em três vertentes - Surrealismo, Brasileiros de Torna-Viagem e Biodiversidade - e abrange todos os ciclos e níveis de ensino. A sua metodologia organiza-se em quatro desafios: I – trabalho com os parceiros; II – trabalho curricular em contexto de sala de aula; III – trabalho artístico; IV – apresentação do produto final. Os principais objetivos desta mobilidade foram partilhar experiências de trabalho colaborativo; conhecer os sistemas educativos e os contextos escolares de cada país; promover o diálogo intercultural através do uso da língua inglesa; sensibilizar para a preservação do património cultural, artístico e ambiental; desenvolver o gosto pelas artes e aprofundar o conhecimento humanístico; articular atividades comuns para os alunos do AECCB, com vista ao desenvolvimento de um sentimento de pertença e da coesão de grupo. Antes da partida para Roma, os professores tiveram várias reuniões de trabalho e os alunos ensaiaram e gravaram uma atuação artística, composta pela “Canção do Mar” (música de Ferrer Trindade, 1955) e pela declamação do “Mar Português” (Fernando Pessoa, Mensagem, 1934). Os alunos do ensino articulado dos 2.º e 3.º ciclos tocaram violino e violoncelo, as alunas do secundário declamaram o poema e os alunos do 1.º ciclo mostraram cartazes em inglês com a tradução do “Mar Português”. E assim, com música e poesia, se começou a fomentar o “espírito de equipa”. Na primeira sessão matinal de trabalho, as delegações encontraram-se nos jardins do antigo Manicomio di Santa Maria della Pietà (hoje, um espaço de atendimento ao público semelhante às nossas “Lojas do Cidadão”), onde realizaram diversos jogos de “quebra-gelo” e visitaram uma instalação artística sobre o contexto histórico e psiquiátrico daquele hospital. Na parte da tarde, após as palavras de boas-vindas do Diretor do Liceu, Flávio di Silvestre, seguiram-se as apresentações das delegações presentes. Os estudantes do AECCB apresentaram o país, Famalicão, o contexto escolar do agrupamento, os desafios do Marka, bem como, exemplos de trabalhos realizados no âmbito do projeto, sem esquecer as soluções encontradas para responder aos problemas levantados pela pandemia. Ao longo da semana, docentes e discentes participaram em diferentes atividades programadas pela Equipa de Coordenação Erasmus+ do Louis Pasteur, das quais se destacam as visitas ao Coliseu e ao Fórum Romano; os workshops de Artes e Latim; as visitas aos Museus do Vaticano e à Basílica de S. Pedro; a “caça ao tesouro” pelas piazzas do centro histórico de Roma; e a caminhada na comunidade de Canale Monterano, nos arredores da capital. Nos tempos livres, os alunos do secundário conviviam e passeavam com os seus colegas liceais italianos e, no final do dia, regressavam às famílias de acolhimento. Os alunos dos 1.º e 2.º ciclos visitaram outros monumentos, praças e bairros emblemáticos, como o Panteão, a Basílica de Santa Maria Maior, Campo de Fiore ou o Trastevere e voltavam, com o cair da noite, com os docentes para o hotel. No fim de cada dia, cada equipa de trabalho, constituída por um aluno do secundário e outro do básico, tinha de apresentar um relatório das atividades, para ser publicado no padlet oficial da mobilidade. Para além dos textos e imagens publicados pelos docentes, os alunos poderiam deixar “o seu olhar” diário sobre aquilo que viam e sentiam. Todos cumpriram exemplarmente a sua tarefa. No último dia, depois de uma caminhada pela reserva ambiental de Canale Monterano, as delegações presentes realizaram uma reunião de trabalho ao ar livre, junto do antigo mosteiro da aldeia abandonada, coordenada pelas docentes da Universidade do Porto, para um balanço da implementação do Projeto Marka nos respetivos países. Foi, sem dúvida, um diálogo bastante útil e esclarecedor em relação ao trabalho realizado e aos aspetos a melhorar. À noite, realizou-se o jantar de despedidas e concluiu-se a mobilidade romana, com a entrega dos diplomas aos participantes. Em conclusão, foi uma experiência inesquecível para todos os alunos do AECCB. O enriquecimento cultural proporcionado por uma cidade extraordinária, a criação de um “espírito de grupo” entre os estudantes portugueses e as experiências vividas com os seus colegas internacionais, em particular, com os italianos, são, sem dúvida, recordações felizes que acompanharão os alunos por toda a vida. As despedidas no aeroporto, plenas de afeto e emoção, são a maior prova disso. “Roma et Marka magna sunt!”