O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco passou a integrar a Rede de Escolas Associadas da UNESCO. A boa notícia foi remetida pela coordenadora da Rede nacional Fátima Claudino ao Diretor do Agrupamento Carlos Teixeira na última semana. O desafio para aderir a esta Rede internacional surgiu no final do pretérito ano letivo e foi levado a cabo pelas docentes Elisa Costa e Fátima Oliveira. Esta candidatura, à primeira vista não se afigurava fácil, já que os critérios para se poder entrar nesta família de cerca de 12000 escolas espalhadas pelo mundo eram demasiado exigentes e poucas as escolas a serem aceites na rede. Mesmo assim, imbuídas de um forte positivismo e vontade de trabalhar, tentaram a sua sorte e deitaram mãos à obra. Preencheram um extenso documento de candidatura a um projeto que é considerado uma mais-valia para o agrupamento e para o concelho de Vila Nova de Famalicão. Entretanto, foram dinamizando e envolvendo outros docentes em atividades que vão ao encontro do projeto, nomeadamente a defesa dos Direitos Humanos, o Holocausto, a participação na Maratona de Saliente-se que o objetivo foi alcançado graças às boas práticas pedagógicas, inovadoras e de partilha, ao ensino de qualidade, rigoroso, exigente, intercultural e democrático do agrupamento. Nesta instituição educativa existe uma perspetiva holística e humanista e nela praticam-se e assumem-se princípios e valores que potenciam o que de melhor existe em cada ser humano, formando, assim, futuros cidadãos responsáveis, solidários, ativos e interventivos na sociedade hodierna. De momento, aguardamos o envio do certificado que atesta a adesão a esta prestigiante Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1958, e que agrega escolas de todo o planeta, com o objetivo comum de promover ações concretas em prol da paz, do diálogo intercultural, da compreensão internacional, do desenvolvimento sustentável e de uma educação com padrões de qualidade elevada. - Lista das escolas portuguesas, entre elas a de Famalicão, distinguidas por esta rede da UNESCO no presente ano letivo