Na escola secundária Camilo Castelo Branco e na escola básica Júlio Brandão, com o objetivo de perpetuar uma tradição do AECCB, foi assinalada a semana da Ciência que já vai na sua 7ª edição, e que enaltece o papel da ciência para o desenvolvimento humano, instigando o gosto pela ciência nas gerações mais novas, colocando-lhes desafios para o futuro. Este ano, por circunstâncias associadas à pandemia Covid-19 e às restrições associadas, não se fez a habitual visita de alunos de outras escolas, em que se mostrava o funcionamento, a dinâmica e as valências da escola. Não obstante, os alunos da escola Camilo e Júlio Brandão mobilizaram-se para as diferentes atividades, reconhecendo-se o seu habitual entusiasmo e envolvimento, que se revelou potenciador do desenvolvimento de competências previstas no “Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória”, como o “Relacionamento Interpessoal”, o “Desenvolvimento Pessoal e Autónomo”, e a “Informação e Comunicação”, evidenciadas na interação entre os alunos, numa aprendizagem recíproca e profícua. Foi vasta a oferta de atividades para apropriação dos alunos do “Saber Científico, Técnico e Tecnológico”, com ações de demonstração e de experimentação sobre a indústria i4.0, recorrendo a equipamentos “transportáveis” alusivos à digitalização e outras tecnologias da indústria i4.0; com sessões de Robótica incluindo montagem de circuitos eletrónicos (Arduíno), programação visual Tinkercad, estação meteorológica e demonstração de um carro robot que evita obstáculos e segue em linha; e ainda, com a divulgação do Projeto F1 In Schools, com apresentação de um Stand e pista de competição. Outras competências, associadas ao “Raciocínio e à resolução de problemas”, e ao “Pensamento crítico e criativo”, foram igualmente estimuladas nos alunos através dos Jogos Matemáticos, “Campeonato Inter-Turmas: Jogo da 24”, que se realizaram, como habitual, na EB Júlio Brandão envolvendo alunos do 1.º, 2º e 3º ciclo. Ao longo da semana, esteve patente à comunidade escolar, a Exposição/Feira de Fósseis, Minerais e Rochas; a Exposição de Trabalhos de Matemática; a Exposição virtual de cartazes de “Cientistas portugueses (des)conhecidos…”, elaborados pelos alunos dos cursos profissionais; e a Mostra de projetos dos alunos de Biologia de 12.o ano, “Património genético”. No auditório da escola sede, foi possível assistir a palestras, nomeadamente, “Isto é Matemática ao vivo”, com o Professor Rogério Martins e “Resistência a fármacos. Carreira” com uma investigadora do Instituto de Inovação em saúde (i3S) da Universidade do Porto, Cristina Xavier. Esta investigadora tratou especificamente da resistência a fármacos por parte das células cancerosas, terapias e todo o processo de desenvolvimento de fármacos específicos, o seu trabalho de investigação. Como se tratou de uma palestra para alunos essencialmente de 12º ano, deliciou-os, ainda, com o exemplo da sua carreira/estilo de vida, respondendo a todas as dúvidas dos alunos, cuja participação foi muito ativa. O cartaz do programa de divulgação e organização do evento é já uma referência de design apelativo que agrega o esforço e a criatividade de alunos, nomeadamente do curso profissional Técnico de Design Gráfico, e a mobilização de professores na sua elaboração. A Semana da Ciência, promovida pelo Departamento de Ciências Experimentais e Tecnologia, contou com o envolvimento e colaboração de alunos, professores e auxiliares de educação, Direção da escola, e cursos do Ensino Profissional.