Os professores do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, trabalhando com e para a sociedade em geral e para os seus alunos em particular, promoveram uma série de atividades para o público escolar num evento que decorreu na Escola Secundária Camilo Castelo Branco (ESCCB) e na Escola Básica Júlio Brandão (EBJB), perpetuando uma tradição do AECCB, que já vai na sua 8ª edição e que enaltece o papel da ciência para o desenvolvimento humano, instigando o gosto pela ciência nas gerações mais novas apresentando-lhes novos desafios para o futuro, num clima que se revelou potenciador do desenvolvimento de competências previstas no “Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória”, como “Relacionamento Interpessoal”, “Desenvolvimento Pessoal e Autónomo” e “Informação e Comunicação”, evidenciadas na interação entre alunos e entre alunos e professores, numa aprendizagem recíproca e profícua. Foi vasta a oferta de atividades para apropriação do “Saber Científico, Técnico e Tecnológico”, durante toda a semana, nomeadamente, mostra de projetos dos alunos de Biologia do 12º ano sobre “Doenças sexualmente transmissíveis” e “Património genético”, mostra de atividades dos Clubes de Ciência, exposição “Scientia das coisas”, da Universidade do Minho, exposição de maquetes de vulcões, elaboradas por alunos de 7ºano, exposição/feira de Fósseis, Minerais e Rochas, Laboratório aberto na EBJB, ações de sensibilização sobre “ Açúcares e o Índice de Massa Corporal” promovidas pelo curso profissional Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar. Foram, ainda dinamizados workshops: “Charco na escola”, pela Casa de Ciência Viva de Braga direcionado para alunos do 8ºano e professores e “Geologia no dia-a-dia” dinamizado pelo Geólogo Bruno Carvalho, do Parque da Devesa, para as turmas 6, 12, 11 e 9 do 7º ano de escolaridade, onde foi apresentado os recursos geológicos necessários à produção de um smartphone. Os alunos do 9º 4 e do Centro Escolar Luís de Camões, que frequentam o Clube de Ciência, puderam assistir a uma partilha sobre a experiência do aluno da ESCCB, Gonçalo Ribeiro, no concurso "Astronauta por um dia". Outras competências, associadas ao “Raciocínio e à resolução de problemas” e ao “Pensamento crítico e criativo”, foram igualmente estimuladas nos alunos do ensino secundário, através dos “Jogos Matemáticos” e das Competições da Ciência em Rede da Universidade de Aveiro (envolvendo 140 alunos) e, a fase de escola das “Olimpíadas de Física – escalão B”, para alunos do 11.º ano de Física e Química A. Foram, ainda, organizadas várias sessões de Robótica incluindo montagem de circuitos eletrónicos, programação em visual TinKercad e programação no IDE, utilizando a plataforma Arduino; demonstração de um carro robot controlado pelo telemóvel – criação da App, comunicação via Bluetooth com o carro e demonstração de carro robot que evita obstáculos e segue uma linha. No ginásio da ESCCB, foi possível assistir a palestras, nomeadamente, “Isto é Matemática ao vivo”, com o Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Rogério Martins, destinada a todos os alunos do 7º ano; “Porque Pirilampiscam os Pirilampos”, dirigida a todos os alunos do 9º ano, com o professor e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, João Paiva. Também no auditório realizaram-se as palestras, “Técnicas fundamentais e modelos biológicos para o estudo do cancro no laboratório”, destinada a alunos do 12.º ano, com a embaixadora da Ciência e investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em saúde (i3S) da Universidade do Porto, Ana Sofia Ribeiro e “Alimentação Saudável”, promovida pela nutricionista Sara Fernandes, para os alunos do Curso Profissional de Restauração. O cartaz do programa de divulgação e organização do evento é já uma referência de design apelativo que agrega o esforço e a criatividade de alunos, nomeadamente do curso profissional Técnico de Design Gráfico, e a mobilização de professores na sua elaboração. A Semana da Ciência, promovida pelo Departamento de Ciências Exatas, Experimentais e Tecnologia, contou com o envolvimento e colaboração de alunos, professores e auxiliares de educação, Direção da escola e cursos do Ensino Profissional. A todos um agradecimento!